terça-feira, 12 de maio de 2020

Fórum Abordagem por Competência

Uma Educação pautada em competências pressupõe que a escola está trabalhando para além da memorização dos conteúdos previstos em seus currículos, mas para a utilização do saber ler, escrever, raciocinar logicamente e emocionalmente, na perspectiva de fazer dessas competências ferramentas para melhoria da qualidade de vida. Essa compreensão se agrega ao conceito de educação integral, fortalecendo a ideia de que não basta o domínio de conteúdos, se esses não estiverem a serviço da promoção de uma vida melhor, seja do ponto de vista individual ou coletiva. Qual a importância dessa escola para uma sociedade dita democrática e como fazer dela um exemplo concreto?
Caro cursista, identifique possíveis obstáculos para a concretização dessa escola e que, ao fazê-lo, indique possíveis caminhos, prevalecendo o conceito de viabilidade e governabilidade, ou seja, o que é possível que a escola faça para desenvolver uma educação baseada no desenvolvimento de competências.
IMPORTANTE!
Realize, no mínimo, duas intervenções nas participações dos demais professores, atentando para não se limitar a expressões do tipo "concordo" ou "discordo", mas a intervenções que se configurem como a expressão do seu entendimento acerca da participação do outro, apresentando os pontos de convergência ou divergência.


Um dos problemas é a falta ou a inadequação dos recursos que muitas vezes dificulta implantação e ou execução de algum projeto proposto e até mesmo a “aparente” desigualdade de tal distribuição.
Um desejo é, de fato, que esse conhecimento adquirido seja útil não só para o aluno e que ele seja capaz de propagar o que aprendeu, ou seja, que ultrapasse os muros da escola.
Outro desejo: tornar os conteúdos mais significativos (úteis para a vida inteira).
Sim a interdisciplinaridade é essencial. Um sonho no início do ano letivo conseguirmos
Se o assunto da semana é saúde, que os professores de biologia, química trabalhem o mesmo tema com a sua linguagem própria. Em português e redação: leitura e produção de textos sobre. As demais disciplinas podem trabalhar mais livremente, mas nada impede que na matemática se utilize de questões sobre a curva do crescimento ou declínio do avanço de tal doença. História e geografia tratem respectivamente sobre causas, consequências de toda ordem e a topologia de uma determinada doença.
Por fim, acredito que devamos fazer com que nosso aluno pesquise cada vez mais. Sobre tudo.

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