sábado, 25 de janeiro de 2014

PRODUÇÃO TEXTUAL - VERSÃO ORIGINAL (COM ERROS E TUDO) - A FORMIGUINHA E A SEMENTE DE DENTE-DE-LEÃO

A FORMIGUINHA E A SEMENTE DE DENTE-DE-LEÃO
Era uma vez uma formiga operária que já estava bem cansada de trabalhar. Então um dia foi até a sua rainha e lhe pediu umas férias, pois queria viajar e conhecer o mundo. A rainha não fez cara feia e logo foi lhe dizendo que fazer uma viagem era uma ótima idéia para quem nunca havia saído do formigueiro, até deu-lhe notícia de que um navio cargueiro iria sair do porto mais perto no comecinho da tarde daquele dia.
A formiguinha Guinha ficou feliz, tão feliz que até esqueceu de fazer as malas e se pôs pela estrada afora, “sem lenço e sem documento”.
Guinha atravessou o campo todo tão eufórica para chegar não se sabia onde que nem notou o campo verdinho e nem o colorido das flores e seus variados perfumes. Ela só enxergou um pardal que voava ao sabor do vento, então gritou de cima de uma pedra: ei, amigo! Pode me dar uma carona até o porto? E o pardal respondeu: Pardalino ao seu dispor, afinal seu peso não vai atrapalhar em nada o meu vôo. E lá se foram os dois. Tinham pressa. E lá de cima naquele espaço aéreo se podia ver de tudo lá em baixo, mas a formiguinha continuava sem reparar em nada.
De repente o céu começou a ficar todo escuro e carregado e não demorou muito a cair um temporal daqueles. O amigo pardal teve que pousar, pois suas asas ficaram muito pesadas de tão encharcadas de água. Quando o tempo ruim foi embora já estavam prontos para voar de novo, mas apesar do grande esforço do amigo de penas, a formiguinha não chegou a tempo, o navio já havia partido. Guinha ficou inconsolável, mas nem por isso menos agradecida.
Depois, de olhos agora enxutos, Guinha olhou em sua volta e avistou por coincidência uma amiga de infância que seguia uma fila carregando grãos de milho caído das sacas que iam e vinham dos navios em viagem para outros portos. Logo correu ao seu encontro, se cumprimentaram rapidamente e de imediato soube que no meio daquela mesma tarde um avião estava de partida no aeroporto mais próximo dali que ficava do outro lado da praia.
Mal a formiga amiga acabou de falar, Guinha despediu-se e correu à procura de Pardalino, mas ele já não estava lá, já tinha seguido adiante. O meio da tarde já estava se avizinhando.
A formiguinha apressou seu passo em direção à praia e lá por sorte encontrou Tatá, sua amiga tartaruga que já entrava na água, e mais que depressa lhe pediu de forma quase suplicante uma carona até o outro lado da praia onde ficava o aeroporto. E Tatá lhe respondeu: pois não! É só respirar bem fundo, prender a respiração e... lá se foram as duas, por aquele fantástico desconhecido mundo submarino. Mais uma vez tudo lhe passava despercebido.
De repente o mar ficou enfurecido, as correntes marinhas puxavam Tatá de volta para a praia. Eram os efeitos da lua cheia. O mar não estava para peixe, muito menos para tartarugas. E mais uma vez Guinha perdeu a chance de realizar a viagem tão sonhada. Tatá ficou ressentida com a tristeza da amiga, mas as duas sabiam que foi feito o que se podia.
A formiguinha se pôs a andar sem rumo certo e de repente estava no alto de uma colina toda coberta de flores de dente-de-leão bem amarelinhas. Quando o sol já estava se pondo lá no finzinho do mundo o céu ficou todo colorido. Parecia que as cores do arco-íris que guinha nunca tinha visto antes estavam se derramado nas nuvens e um vento forte e frio bateu em seu rosto, então ela teve um sobressalto, acordando de seu sonho desfeito e quase despencou.
Naquele instante Guinha assistiu um grande espetáculo. Junto com o vento vinham umas coisinhas pelo ar que mais pareciam umas estrelinhas de fios de algodão que se soltavam das flores. Elas eram como bailarinas, giravam e cada vez mais subiam. O vento as tirava para dançar. Nesse mesmo instante houve um estalo na cabeça da formiguinha; talvez fosse a última chance de fazer a viagem que tanto desejava e, de um salto, se agarrou bem forte em uma daquelas coisinhas e acabou entrando em órbita, mas a noite estava bastante escura, então não se podia ver nada, além de todo aquele imenso céu e seus pontos de luz, como vaga-lumes.
No dia seguinte quando o sol tornou a iluminar tudo, a estrelinha de algodão que era na verdade uma semente aterrissou em terra firme cumprindo sua jornada. Quando Guinha pôs seus pés no chão, parou para refletir e chegou a conclusão de que agora estava perdida, não sabia onde havia chegado e muito menos como voltar. Tal triste situação fez Guinha notar que ela tinha começado a viajar desde o momento em que havia saído do formigueiro e nem sequer tinha tomado conta disso, o que a fez deixar de observar os caminhos e admirar as coisas mais próximas em sua volta: o campo verdinho, o colorido das flores e seus perfumes, o céu todo azul, os novos amigos e os velhos, os fenômenos da natureza, o fundo do mar e todo o resto. Então Guinha mais uma vez ficou triste, mas um pouco mais sábia. Ela havia aprendido uma lição.
Com esse fim de história, espero que se tenha tido algum aprendizado. Eu aprendi que devemos estar o tempo todo bem atentos e de olhos bem abertos a apreciar cada momento de nossa viagem pelo mundo, pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores