segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

HORTA NA ESCOLA... PARA CORREÇÃO

 

NA ESCOLA – o plantio do tipo SPD – caso não seja possível acredito que o sistema de mandala seja possível por termos uma área consideravelmente grande. Caso seja possível, nosso centro d’água pode ser um tanque com peixes / tilápias, cuja água servirá de rega e nutrição – biofertilizante líquido. A cozinha fornecerá o “lixo” orgânico para a compostagem e, caso haja jardim filtrante...

Em 2013, no dia D da escola, o tema foi meio ambiente e cada sala ficou responsável por cuidar de algum aspecto de nosso ambiente escolar: limpeza, pintura, conserto... horta - e,o universo conspirou para que eu fosse madrinha da sala que justamente ficou responsável pela horta. Amei!!! A escola bancou a limpeza do terreno, que antes era baldio e os alunos ficaram responsáveis por conseguir mudas, trazer sementes, esterco e ferramentas para o trabalho, já que a escola não possuía tantas.

Assim como todos os projetos da filosofia permacultural são possíveis de serem postos em prática em nossa escola por apresentar estrutura espacial que facilita a aplicação, podemos, assim, ao aplicá-los naturalmente / consequentemente empregar a maioria dos princípios biofílicos.

Ao aplicar os sistema de fossa verde / círculo de bananeiras e ou biodigestor, jardim filtrante – recolhe a água das pias da cozinha e dos banheiros para regar a horta ou reabastecer as caixas de aparelhos sanitários, só com isso nossa escola fica mais verde, mais bonita e atrativa, mais sustentável, mais saudável, mais viva.

A presença do verde – in natura – da água – já temos um lago com peixes, atrai diversidade para o nosso meio – ambiente. Obviamente, prefiro sem sombra de dúvida o grupo dos padrões da natureza que proporciona o espaço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores