sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

DESIGN PERMACULT... PARA CORREÇÃO

Trabalho no POLIVALENTE de Juazeiro do Norte – como prefiro chamar nossa escola - desde 2010 e sempre tivemos projetos visando melhorar o ambiente como um todo.

Ações simples, mas que são negligenciadas pela maioria, ainda como: apagar a luz ao sair. fechar a torneira corretamente, fechar a porta ao entrar ou sair de uma sala refrigerada, enfim.

Temos o dia D na escola: toda a comunidade é convidada a “cuidar” – pintar, limpar, consertar entre outras demandas. Recentemente, temos os projetos ligados às Eletivas “VERDES”: HORTA + POMAR + HORTO (ervas medicinais) para incrementar a merenda escolar e servir à comunidade e a compostagem dos alimentos orgânicos da cozinha e varrição.  – ainda não concretizado devido à pandemia. 

 

 COLETA SELETIVA de pilhas / baterias e encaminhamento para descarte correto. Uso de garrafas plásticas para a reciclagem ou para outros fins – estéticos e ou funcionais. A substituição dos copos de plástico pelos de vidro. Coleta da água do sistema de ar condicionado para aguar as plantas no final do dia.


COMPOSTAGEM (restos dos alimentos orgânicos da cozinha)

Minha escola está situada em uma região onde o abastecimento d’água em determinadas épocas não é suficiente. Já tivemos que parar as atividades por isso. 

Em tempos mais quentes, nossa escola também sofre com o aumento do calor e temos problemas com a oscilação da energia e assim, o sistema de ar refrigerado muitas vezes deixa de funcionar ou funciona precariamente e, os ventiladores não dão conta – longe do mar, além de quente, seco. A manutenção é demorada, pois a demanda é grande.

Se as escolas, desde o princípio, ou de agora para a frente se adequassem à filosofia da Permacultura...

 

Em 2013, no dia D da escola, o tema foi meio ambiente e cada sala ficou responsável por cuidar de algum aspecto de nosso ambiente escolar: limpeza, pintura, conserto... horta - e,o universo conspirou para que eu fosse madrinha da sala que justamente ficou responsável pela horta. Amei!!! A escola bancou a limpeza do terreno, que antes era baldio e os alunos ficaram responsáveis por conseguir mudas, trazer sementes, esterco e ferramentas para o trabalho, já que a escola não possuía tantas.

Assim como todos os projetos da filosofia permacultural são possíveis de serem postos em prática em nossa escola por apresentar estrutura espacial que facilita a aplicação, podemos, assim, ao aplicá-los naturalmente / consequentemente empregar a maioria dos princípios biofílicos.

Ao aplicar os sistema de fossa verde / círculo de bananeiras e ou biodigestor, jardim filtrante – recolhe a água das pias da cozinha e dos banheiros para regar a horta ou reabastecer as caixas de aparelhos sanitários, só com isso nossa escola fica mais verde, mais bonita e atrativa, mais sustentável, mais saudável, mais viva.

A presença do verde – in natura – da água – já temos um lago com peixes, atrai diversidade para o nosso meio – ambiente. Obviamente, prefiro sem sombra de dúvida o grupo dos padrões da natureza que proporciona o espaço.


Um comentário:

  1. Alguns cientistas estão prevendo que a humanidade não vai sobreviver até o próximo século, e mesmo que ela sobreviva, nossas crianças vão herdar um estilo de vida bem mais simples, mais duro e com poucas oportunidades ou recursos. Falando de mim - me considero um bocado antissocial. Eu sempre tive problemas de interação. Minhas ideias, meus pontos de vista são diferentes, são estranhos e eu sou um bocado arrogante na defesa de mim mesma e do que eu acredito. Prefiro manter distância a ter que chegar às vias de fato. Acredito que nosso mundo não merece "certos tipos de gente" vivendo nele. Por isso estou mais inclinada à defesa da causa animal. A vida não é justa. Pagar pelos erros do "outro" não é bem o que sonhei pra mim. O que realmente me alegra é que no meu mundo particular eu tenho poder sobre ele. E ele é um pouquinho de um sonho real.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores