1º ANO G(   ) H(  
) I(   )  
NOME________________________________________________________ N._____
PROVA DE LÍNGUA
PORTUGUESA BI 1 – PROF. CEL.... 
ENUMERE OS PARÊNTESES DE ACORDO COM O
NÚMERO DA RESPOSTA CORRESPONDENTE. BORRÃO
= ERRO!
1.LITERATURA
2.COMUNICAÇÃO
3.LINGUAGEM
4.INTERLOCUTORES
5.CÓDIGO
6.LÍNGUA
7.TEXTO VERBAL
8.INTERTEXTUALIDADE
9.POLISSEMIA
(  
   )CÓDIGO FORMADO POR SIGNOS(PALAVRAS) E LEIS
COMBINATÓRIAS POR MEIO DO QUAL AS PESSOAS SE COMUNICAM E INTERAGEM ENTRE SI.
(  
   )CONJUNTO DE SINAIS CONVENCIONADOS
SOCIALMENTE PARA A CONSTRUÇÃO E A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS.
(  
   )É A PROPRIEDADE QUE A PALAVRA TEM DE APRESENTAR
VÁRIOS SENTIDOS.
(  
   )É A RELAÇÃO ENTRE DOIS TEXTOS CARACTERIZADA
POR UM CITAR O OUTRO.
(  
   )É LINGUAGEM, É A ARTE DA PALAVRA.
CONHECÊ-LA EQUIVALE A COMPREENDER UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA E DE NOSSA
CONDIÇÃO HUMANA.
(  
   )É UM PROCESSO COMUNICATIVO PELO QUAL AS
PESSOAS INTERAGEM ENTRE SI.
(  
   )É UMA UNIDADE LINGUÍSTICA CONCRETA,
PERCEBIDA PELA AUDIÇÃO (NA FALA) OU PELA VISÃO (NA ESCRITA), QUE TEM UNIDADE DE
SENTIDO E INTENCIONALIDADE COMUNICATIVA
(  
   )OCORRE QUANDO INTERAGIMOS COM OUTRAS
PESSOAS UTILIZANDO A LINGUAGEM.
(  
   )SÃO AS PESSOAS QUE PARTICIPAM DO PROCESSO
DE INTERAÇÃO POR MEIO DA LINGUAGEM.
O TEXTO DA CAPA NOS INFORMA QUE A
POBREZA ATINGE 23 MILHÕES DE BRASILEIROS. A FOTOGRAFIA, ALÉM DE EXEMPLIFICAR
ESSA INFORMAÇÃO, BUSCA PROVOCAR UMA EMOÇÃO NOS DESTINATÁRIOS.
O TEXTO DA CAPA EXPLICA A
FOTOGRAFIA: É UMA LINGUAGEM SOBRE OUTRA LINGUAGEM, NESSE CASO, A FOTO
ESCOLHIDA. 
A FOTO E O TEXTO PROCURAM PROVOCAR
A LEITURA DA REPORTAGEM, APELANDO PARA A COMPRA DA REVISTA.
PERCEBE-SE UM CUIDADO ESPECIAL NA
REALIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA. AINDA QUE REFLITA UMA TRAGÉDIA, NÃO PODEMOS NEGAR-LHE
A SUA LINGUAGEM POÉTICA.
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:
ü 
EMISSOR
ü 
RECEPTOR
ü 
MENSAGEM
ü 
REFERENTE
ü 
CANAL
ü 
CÓDIGO
OS TEXTOS ORAIS OU ESCRITOS, BUSCAM SEMPRE
UM EFEITO SOBRE O RECEPTOR:
ü 
INFORMAR
ü 
ACONSELHAR/ORDENAR
ü 
CONVENCER
ü 
PROVOCAR
EMOÇÃO
ü 
AGRADAR
ISSO PERMITE CLASSIFICAR OS TEXTOS COM
BASE EM CERTAS CARACTERÍSTICAS QUE ELES POSSUEM E QUE DESTACAM UM ELEMENTO DOMINANTE
NA COMUNICAÇÃO:
ü 
O
REFERENTE 
ü 
O
CÓDIGO
ü 
O
EMISSOR
ü 
O
RECEPTOR
ü 
A
MENSAGEM
ENUMERE OS PARÊNTESES DE ACORDO COM O
NÚMERO DA RESPOSTA CORRESPONDENTE. BORRÃO
= ERRO!
1.FUNÇÃO REFERENCIAL
2.FUNÇÃO EMOTIVA
3.FUNÇÃO CONATIVA 
4.FUNÇÃO FÁTICA
5.FUNÇÃO METALINGUÍSTICA 
6.FUNÇÃO POÉTICA
(  
   )VISA INFORMAR SOBRE O CÓDIGO UTILIZADO
(  
   )TODA MENSAGEM QUE FALA SOBRE A PRÓPRIA
LINGUAGEM.
(  
   )ESTOU MUITO FELIZ.
(  
   )REALÇA A ELABORAÇÃO DA LINGUAGEM.
(  
   )PROCURA OBTER UM “CERTO EFEITO” SOBRE O
RECEPTOR
(  
   )PREOCUPA-SE COM O FUNCIONAMENTO DO CANAL DE
COMUNICAÇÃO.
(  
   )O TEMPO AMANHÃ SERÁ NUBLADO, COM MELHORIA
NO FIM DO PERÍODO.
(  
   )NÃO TE ESQUEÇAS DE ENVIAR-ME OS LIVROS
(  
   )NÃO DEIXE DE VER AQUELE FILME AMANHÃ
(  
   )INFORMATIVA 
(  
   )EXPRIME-SE ATRAVÉS DO VOCATIVO E DO
IMPERATIVO.
(  
   )EXPRESSIVA
(  
   )EXPLORAÇÃO DE FIGURAS DE LINGUAGEM.
(  
   )ESTÁ CENTRADA NA 2ª PESSOA (TU). É DIRIGIDA
AO RECEPTOR COM O OBJETIVO DE INFLUENCIÁ-LO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA
COISA.
(  
   )ENTENDERAM¿
(  
   )ELE ABRIU A PORTA, ENTROU, SENTOU-SE NA
POLTRONA E SORRIU.
(  
   )DESTACA A PRESENÇA DO EMISSOR E EXPRIMEM
SUA PERSONALIDADE, SEUS JULGAMENTOS, SUAS OPINIÕES E EMOÇÕES
(  
   )DÃO PRIVILÉGIO À FORMA DA MENSAGEM E JOGAM
COM AS POSSIBILIDADES CRIATIVAS DO SIGNIFICANTE E DO SIGNIFICADO
(  
   )CENTRADA NO EMISSOR, NA 1ª PESSOA (EU).
EXPRESSA OS SENTIMENTOS DE QUEM FALA EM RELAÇÃO ÀQUILO DE QUE ESTÁ FALANDO.
(  
   )CARACTERIZA-SE PELA CRIATIVIDADE DA
LINGUAGEM.
(  
   )BUSCA ESSENCIALMENTE TRANSMITIR INFORMAÇÕES
(  
   )APRESENTA CUIDADO ESPECIAL NA ORGANIZAÇÃO
DA MENSAGEM, DO RITMO, DA SONORIDADE E DA POLISSEMIA.
(  
   )APELATIVA
(  
   )ALÔ...
(  
   )A MENSAGEM FAZ REFERÊNCIA A ACONTECIMENTOS,
FATOS, PESSOAS, ANIMAIS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES
ENUMERE OS PARÊNTESES DE ACORDO COM O
NÚMERO DA RESPOSTA CORRESPONDENTE. BORRÃO
= ERRO!
1. CERTO
2. ERRADO
(  
   )TODA SÍLABA TÔNICA DEVE SER ACENTUADA
(  
   )NEM TODA SÍLABA TÔNICA RECEBE ACENTO
(  
   )Só existe uma sílaba tônica em cada
palavra.
(  
   )O NÚMERO DE SÍLABAS CORRESPONDE AO NÚMERO
DE VOGAIS DA PALAVRA
(  
   )NÃO EXISTEM DUAS VOGAIS NA MESMA SÍLABA –
pai, mãe, pão, mão, meu...
(  
   )Em Própolis - A sílaba tônica é a
antepenúltima.
(  
   )Acentuam-se sempre o i e
o u tônicos dos hiatos, quando estes formam sílabas
sozinhas ou são seguidos de s: a-í, ba-ú, e-go-ís-ta, fa-ís-ca,
he-ro-í-na, sa-í-da, sa-ú-de, vi-ú-vo, etc.
(  
   )as palavras monossílabas podem ser ox,
parox e proparox.
(  
   )as palavras monossílabas podem ser átonas e
tônicas
(  
   )as palavras dissílabas podem ser ox, parox
e proparox.
(  
   )as palavras trissílabas podem ser ox, parox
e proparox.
(  
   )as palavras polissílabas podem ser ox,
parox e proparox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.