quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOBREVIVENCIALISMO DOMÉSTICO


 

Maria Celeste Braga Sales Pinheiro [mcbsp76@yahoo.com.br]

 

Resumo

 

Este trabalho relata uma experiência didática da Eletiva de Educação Ambiental na E.E.M.T.I. Presidente Geisel – Polivalente de Juazeiro do Norte. As estratégias utilizadas para este trabalho foram realizadas em modo remoto, em decorrência do isolamento social necessário gerado pela pandemia do COVID - 19. A proposta discutida e acordada entre os alunos resultou na divisão de 4 grupos com respectivo administrador. Cada grupo representante de um dos 4 elementos naturais - terra, água, fogo e ar - responsável pela  pesquisa e execução de um projeto referente ao seu elemento que julgassem essencial para o “sobrevivencialismo doméstico”. Os conceitos de Educação Ambiental e seus preceitos e filosofias foram abordados no primeiro momento, anterior à pandemia. Toda a pesquisa posterior e acompanhamento foram realizados exclusivamente através de plataformas on-line, fazendo uso de email institucional, criado disponibilizado pela escola  maria.pinheiro18@gmail.com - “blog” pessoal e redes sociais diversas. O resultado foi publicado sob 2 formatos: audiovisual, via You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=Z-JBYrodu6M PERMACULTURA e texto multimodal, via “blog”: https://mcbluegreen.blogspot.com/ TODAS AS CIÊNCIAS.  O tema do relato dessa experiência didática foi escolhido previamente pela professora responsável pela disciplina da Eletiva de Educação Ambiental, Maria Celeste Braga Sales Pinheiro e os projetos escolhidos e executados pelos integrantes de cada equipe ou grupo. Os resultados são positivos. Com esta metodologia de pesquisa e execução prática a aprendizagem se torna significativa, devido ao seu caráter utilitário, uma vez que, dentro da proposta de “sobrevivencialismo doméstico” cumpre sua funcionalidade.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental; ensino remoto; sobrevivencialismo doméstico; Permacultura; caráter utilitário.

 

Introdução 

 

TEMA: As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico.

 

RELEVÂNCIA

 

A importância do uso das plataformas educacionais e outros reforços on-line como ferramentas para a realização do ensino em caráter  remoto de emergência.

 

JUSTIFICATIVA

 

As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico para a realização da Eletiva de Educação Ambiental como o uso de plataformas educacionais e redes sociais foram as únicas alternativas que permitiram, favoreceram e ou possibilitaram pesquisa e integração - embora parcial -entre alunos e professores.

 

PROBLEMÁTICA

 

Dentre alguns fatores que comprometem a prática docente desenvolvida com alunos podemos citar o maior deles: o acesso à internet – de má qualidade ou sua ausência, o que torna o cumprimento efetivo da carga horária de 20 aulas de 50 minutos  inviável.

 

OBJETIVO

 

                Com o objetivo de cumprir de forma minimamente satisfatória: quantitativa e qualificativamente, o ensino da eletiva de Educação Ambiental, fez-se necessário a criação de um agendamento programado de atividades fundamentalmente domiciliares em detrimento das aulas on-line, ou seja, limitando os encontros  ao mínimo necessário, sem comprometer o aprendizado teórico e prático.

 

 

METODOLOGIA

 

Em nosso primeiro encontro remoto, um calendário de atividades previamente agendadas e orientações essenciais com data limite de entrega e avaliação final, assim como endereços de contatos e pesquisas foi repassado a cada um para a produção de seus projetos que seriam executados de maneira autônoma e domiciliar, mas comprometida e responsável pelo bom andamento e avaliação de equipe onde esteja inserido. Ficando obrigatório apenas 3 encontros on-line para respectivamente: receber material de apoio e orientações, entrega e apresentação do projeto por meio áudio-visual e encontro final para socialização remota e avaliação geral. 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Embora as dificuldades do ensino remoto o resultado final é significante, por unir conhecimento científico adquirido através das pesquisas e funcionalidade utilitária doméstica - uma vez que não mais no meio ambiente escolar – deixando de ser meramente demonstrativo. Tal funcionalidade utilitária doméstica, levou a própria professora a também por em prática todos os projetos possíveis em sua própria casa, servindo de incentivo e exemplo para seus alunos.

 

A pedagogia dos projetos

 

As atividades desenvolvidas com os projetos didáticos propiciam a articulação das atividades educativas de modo potencialmente significativo, favorecendo assim uma aprendizagem onde o aluno consegue não só relacionar o que aprendeu com aplicações no mundo em que vive, mas pô-las em pratica em sua própria casa.

 

Os alunos juntamente com o professor redimensionam e desenvolvem seus projetos de acordo com o problema inusitado gerado pela pandemia, ou seja, é a partir da geração dessa situação problema que surge a ideia de direcionar as práticas puramente demonstrativas e torná-las úteis e funcionais, além de tornar o aluno um sujeito atuante no seu processo de aprendizagem e não mais um mero espectador, receptor de informações de alguém ou algo. Em outras palavras, o resultado final que seria a nota avaliativa de uma prova após a resolução de questões tem menos sentido, principalmente se o aluno não puder aplicar o que aprendeu na prática em sua vida e até mesmo solucionar um problema de seu cotidiano ou geração de um produto final que o interesse.

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Relato da experiência: aspectos gerais

 

A atividade é desenvolvida de maneira autônoma e remota por cada membro da equipe, partindo dos interesses e conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas sugeridas e ou dirigidas sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SOBREVIVENCIALISMO DOMÉSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA e, por fim, a escolha do assunto ou projeto que desejam desenvolver e ou entender melhor, o que denominamos tema gerador ou palavra-chave, dentro da proposta da professora que seria cada um dos 4 elementos naturais: terra, fogo, água e ar; correspondente ao número de equipes de trabalho.

 

Depois de separados os artigos trazidos pelos alunos, conforme os assuntos sugeridos acima, foi realizada uma nova organização do material e a montagem de pastas com assuntos gerais. Os temas geradores foram:

 

Os temas geradores escolhidos pelos grupos foram:

 

- Terra: compostagem e produção de biofertilizantes líquidos para horta e pomar

- Fogo: fogões ecológicos – “rocket stove” -  fogão foguete

- Água: sistema de coleta de água da chuva e reuso da água cinza

 - Ar: plantas que limpam o ar

 

Cada membro da equipe fica responsável por documentar por meio áudio-visual todo o processo da execução de seu projeto, indicando material de pesquisa utilizado, e ao final enviar à professora para avaliação e respectiva postagem em meio virtual: blog, “you tube” e outras redes sociais para a apreciação do público, único momento de “socialização”-  remota.

 

No decorrer do semestre os alunos receberam um material com um calendário com a agenda que deveria ser cumprida e orientações de como os projetos deveriam ser desenvolvidos.

 

Relato da experiência: aspectos específicos

 

Como já foi mencionado, este relato envolve 4 grupos que a partir optaram pelo mesmo tema gerador, mas que abordaram assuntos diferentes. Após as orientações recebidas, eles partiram para a

75construção dos projetos. A partir de agora apresentaremos as formas que as atividades foram desenvolvidas por cada grupo Seguem, então, os projetos desenvolvidos pelos alunos.

 

Referências BIBLIOGRÁFICAS

 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação.Campinas: Papirus, 2012.

MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SILVA, M. Sala de aula interativa.São Paulo: Loyola, 2012.

 

 

 

MINICURRÍCULO

 

Maria Celeste Braga Sales Pinheiro, professora de Língua Portuguesa a mais de 15 anos com especialização em Linguística. Autodidata em línguas de origem latina e mais recentemente, também, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, área em que atua como educadora da eletiva de Educação Ambiental.

 

 

 

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