terça-feira, 4 de outubro de 2016

ANÁLISE, IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO NO TEXTO / CANÇÃO DE ROUPA NOVA - MISTÉRIOS

Mistérios - Roupa Nova


De uma costela foi gerada
Sopro da vida na manhã
No paraíso foi tentada
Pela mordida da maçã
Botou a culpa na serpente
E nos cabelos uma flor
E descobriu no corpo ardente
Que coisa quente é o amor
Será pecado se seguir o coração
Como calar pra sempre a boca de um vulcão
Sempre tem sonhos, quer voar
Sempre tem fome, quer morder
Sempre tem frio, quer brincar
Brincar com a vida de esconder
De uma costela foi gerada
Tudo parece combinar
Tem a pureza de uma fada
Mas tem veneno no olhar
E quem provar do seu feitiço
E quem ousar beber do mel
Vai penetrar no paraíso
Pra nunca mais sair do céu
Será pecado se seguir o coração
Como calar pra sempre a boca de um vulcão
Sempre tem sonhos, quer voar
Sempre tem fome, quer morder
Sempre tem frio, quer brincar
Brincar com a vida de esconder

Após a leitura do texto/canção acima responda às questões abaixo.
ANALISE E CLASSIFIQUE O TEXTO DE ACORDO COM O QUE SE PEDE.
O texto acima pode ser considerado como:
a) poesia
b) poema
c) prosa
d) prosa poética
Quem pode ser considerado o “eu lírico” do texto?
R. ___________________________________
Em qual gênero literário podemos enquadrá-lo?
a) lírico
b) épico/narrativo
c)dramático
Em qual tipo textual podemos enquadrá-lo?
a) narrativo
b) descritivo
c) dissertativo
d) argumentativo
e) injuntivo/ instrucional
Qual função linguística  é predominante no texto?
a) denotativa/referencial/cognitiva
b) emotiva/expressiva
d) fática/ de contato
e) metalinguística
f) poética
g) apelativa/conativa
ANALISE E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO TEXTO ACIMA.
Quem podemos considerar como o narrador do texto acima de acordo com o foco narrativo/ ponto de vista.
R. ______________________________________
Qual tipo de narrador encontramos no texto:
a) narrador personagem/ em primeira pessoa
b) narrador observador/ em terceira pessoa
c) narrador onisciente

COM RELAÇÃO AOS RECURSOS POÉTICOS EMPREGADOS NO TEXTO FAÇA O QUE SE PEDE.
Circule todas as sílabas tônicas que aparecem em cada verso/ linha.
14. observe cada uma das sílabas tônicas finais de cada verso/ linha e assim classifique o tipo de rima empregado no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores