quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MODELO DE MEMORIAL - DESCRIÇÃO DA CARREIRA

Em 1994, aos 18 anos, escolhi por vocação prestar vestibular para o curso de Letras 1995.1: Português/Espanhol pela UECE – Universidade Estadual do Ceará. Por razões que desconheço não me foi garantida uma vaga no curso de Língua Espanhola, sendo matriculada à minha revelia no curso de Língua Inglesa, o que me trouxe prejuízos, uma vez que não tinha domínio suficiente nem afinidade por tal língua na época.

Em 1997.2 matriculei-me no curso de Letras: Português/Literatura, mais uma vez, como segunda opção, porém dessa vez tive benefícios após ter sido despertado o interesse pela produção escrita e ter tido oportunidades de produzir trabalhos de pesquisa bibliográfica em diferentes áreas além da Literatura, como História (Pré-história, História Antiga, Mitologia), Ecologia, Psicologia, Astrologia e Artes, com os quais participei de Concursos Culturais que me renderam algum reconhecimento e prêmios literários (Concurso Literário Moreira Campos de 1999: VIDA E OBRA – 2º lugar), propostas de publicação e Diploma de Menção Honrosa (Prêmio Literário Alberto Galeno de 2001: Prosa - CAPRINOS), os quais dedico de forma especial aos meus mestres Batista de Lima e Lúcia Freitas.

Desde então, a facilidade e o interesse de pesquisa me permitiram realizar alguns trabalhos extraclasse como as Biografias de Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Érico Veríssimo, Fernando Pessoa, José Régio, Júlio Dinis, Vinícius de Moraes e Moreira Campos, escritores de minha predileção. Paralelamente, iniciei a produção do meu primeiro livro intitulado ÁREAS, JANELAS E QUINTAIS, um misto de diário de bordo pessoal, desenho, pintura, prosa e poesia; algumas delas participantes de Concursos Literários de Editoras como a LITTERIS do Rio de Janeiro, com as obras: MEMÓRIAS SUSPENSAS – Escritores e Escritoras de Ouro, OS TOUROS – Espanha em Prosa e Verso, SONHO METAFÓRICO – Anuário de Escritores 2002, AMOR E AMAR – Amor, razão de viver e Poesia - CAPRINOS – Contos e Poemas do Brasil – Vol.5.

Ainda na fase de “escritora”, aproveitando o conhecimento acadêmico introdutório de Psicologia da Adolescência realizei um trabalho de Pesquisa Bibliográfica sobre Fobia e Timidez: TUDO, MENOS SER NOTADA; assunto que dominava de maneira empírica.

Depois de ter cursado as cadeiras de Latim e Filologia Portuguesa me tornei autodidata em línguas: Espanhol, Italiano, Francês, Esperanto e até mesmo Inglês para trabalhos de tradução doméstica.

Em 2000 concluí o curso de Letras com o Trabalho de Monografia: O DILEMA BARROCO NA POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES – A PRIMEIRA FASE, orientada pela Professora Vera Filizola.

Também em 2000, ingressei no Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, mais uma vez minha segunda opção, pois, o Curso de Literatura já havia iniciado e havia pressa em garantir um curso de Pós-Graduação na área. Em 2002.2 encerrei o curso com o Trabalho Monográfico: A POESIA INFANTIL E O GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA, orientada pela Professora Ms. Maria Vicência Freitas Jaguaribe.

Em 2001 produzi o Ensaio: SECULAR MARTÍRIO, sobre os 100 anos do livro “Os Sertões” para concorrer ao Prêmio Euclides da Cunha, promovido pela CASA DE CULTURA EUCLIDES DA CUNHA, porém por motivos de força maior não o concluí a tempo de enviá-lo.

Em 2003.2 cursei o Semestre II de Língua Espanhola na Casa de Cultura Hispânica – UFC, tendo que abandonar para iniciar a carreira profissional. Havia sido aprovada no Concurso para Professores do Estado obtendo o 2º lugar, iniciando a função em 02 de agosto de 2004 na E.E.F.M. Telina Matos Pires (Aquiraz).

Como Professora, tenho orientado e incentivado meus alunos a participarem também de Concursos Culturais. Um dos frutos colhidos foi o 1º lugar alcançado por uma de minhas alunas do Ensino Médio, Rayanne de Sousa, no Concurso Literário Municipal: Rachel de Queiróz: Vida e Obra – 2006 e 13º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação/Projeto Memória - Fundação Banco do Brasil, cujo tema é: “Augusto Ruschi e o desafio do Desenvolvimento Sustentável”.

Em novembro de 2008 criei o blog mcbspf.blogspot.com.br (noticiado, no ano de 2010, pela TV Verdes Mares Cariri como exemplo do uso da internet como ferramenta de pesquisa e aprendizagem).

Atualmente, trabalho na E. E. F. M. Presidente Geisel (Polivalente de Juazeiro do Norte).

Em 2011 criei o blog POLICULT..., destinado à pesquisa e à divulgação dos eventos da Escola Polivalente de Juazeiro do Norte, como o centenário da cidade.

Em 2012 criei mais dois blogs educativos: um destinado às ARTES e outro ao MEIO AMBIENTE, SAÚDE e COMPORTAMENTO HUMANO.

Em 2013 criei o blog McPOLI-Glota: + LÍNGUAS PRA VC!!! BLOG FACILITADOR DE PESQUISA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO SOBRE A ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS LÍNGUAS, destinado à pesquisa e à divulgação de letras e traduções de músicas estrangeiras.

Em 2014 criei o blog MC ME to Graf - ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MINHA PRÓPRIA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA. É AQUI QUE SOLTO MINHAS COBRAS E LAGARTOS., destinado à pesquisa e à divulgação de produções textuais próprias e alheias, além de dicas de redação.


AUTOBIOGRAFIA

MARIA CELESTE B.S.P. - Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002).
Atualmente é professora efetiva da E.E.F.M. Presidente Geisel (Juazeiro do Norte - CE).
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/LITERATURA.

2001 - 2002 ***Especialização em Ensino de Língua Portuguesa . (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: A POESIA INFANTIL E O GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA.
Orientadora: MARIA VICÊNCIA FREITAS JAGUARIBE. 1995 - 2000 Graduação em Letras Português Literatura . Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O DILEMA BARROCO NA POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES: A PRIMEIRA FASE.
Orientadora: VERA FILIZOLA.

CURRICULUM VITAE - MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO

FORMAÇÃO EDUCACIONAL (cursos, leituras, atividades culturais em geral)


1994 - Conclusão do 2º grau na Unidade de Ensino: COLÉGIO POSITIVO (24 DE MAIO), atual EVOLUTIVO - Fortaleza - CE.
1995 - Início do 1º semestre no curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará.
1995 - Início da produção do livro: Áreas, janelas e quintais (autobiográfico)
1997 - Produção do livreto: HISTORIETA’S (Extensão do livro Áreas, janelas e quintais): Cástela Prisca; Umbra Shade: quase 5 minutos; Conceição; Uma história em geral: Auto-psico’s; A casa de Maria; Suindara: a filha de Anúbis - um mito egípcio, O campo de trigo e Mórbida prece.
1998 - Produção de trabalho de pesquisa: Tudo, menos ser notada! – sobre o tema: A Timidez
1998 - Realização de Pesquisa Bio/Bibliográfica em Literatura Brasileira: Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes e Moreira Campos
1999 - Participação no CONCURSO LITERÁRIO MOREIRA CAMPOS sobre o tema: Um trabalho sobre o imortal contista cearense, promovido e coordenado pela SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO, obtendo o 2º lugar.
2000 - Realização de Pesquisa Bio/Bibliográfica em Literatura Portuguesa: José Régio, Júlio Dinis e Fernando Pessoa.
2000 - Realização do MINICURSO: Português é diversão, promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
2000 - Realização do MINICURSO: Arte literária e produção textual, promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
2000 - Realização de Trabalho Monográfico em Pesquisa e Produção em Literatura Brasileira, do Curso de graduação em Letras: O dilema barroco na poesia de Vinícius de Moraes – a primeira fase
2000 - Conclusão do Curso de Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
2001 - Início do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 360 h/a.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em Literatura: O Escapismo.
2001 - Início da produção do livreto: Palavra’s – retalhos de fado e poesia (Extensão do livro Áreas, janelas e quintais).
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica sobre o tema Natureza: viva e morta; Os 5 elementos; Canídeos; Felinos; Bovídeos; Serpentes e Dragões: Cobras e Lagartos; Aves de Rapina; Aracnídeos; Os Ratos: voadores ou não; Os Insetos; Pássaros pretos; Eqüinos; Primatas e Borboletas e Mariposas.
2001 - Início da produção do livreto: ANTÍTESIS (Extensão do livro Áreas, janelas e quintais): Amor e Amar; Sol e Lua; Vida e Morte; Macho-Fêmea; Lou...Cura; Amuletos e Céu e Inferno.
2001 - Participação no CONCURSO ESCRITORES E ESCRITORAS DE OURO com a poesia Memórias suspensas, realizado entre os meses de maio e junho, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA - RJ, obtendo DIPLOMA e convite contratual de edição em antologia.
2001 - Participação no CONCURSO AMOR, RAZÃO DE VIVER com a obra em prosa Amor e Amar, realizado entre os meses de outubro e novembro, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA - RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição em antologia.
2001- Participação no CONCURSO ESPANHA EM PROSA E VERSO com a obra poética Os touros, realizado entre os meses de maio e junho, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA - RJ, obtendo DIPLOMA e convite contratual de edição em antologia.
2001 - Participação no PRÊMIO LITERÁRIO ALBERTO GALENO/TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO- CAFÉ LITERÁRIO, com a obra em prosa Caprinos, promovido e coordenado pelo jornalista Vicente Alencar, obtendo DIPLOMA de MENÇÃO HONROSA.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em História: Histórias Antigas em prosa e verso.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em Geografia: Só Sertão.
2001 - Produção do Ensaio sobre os 100 anos do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, intitulado SECULAR MARTÍRIO para concorrer ao Prêmio Euclides da Cunha, promovido pela CASA DE CULTURA EUCLIDES DA CUNHA.
2002 - Participação na Seleção de textos - ANUÁRIO DE ESCRITORES 2002, com a obra poética Sonho metafórico, realizado durante o ano de 2001, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA - RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição.
2002 - Participação no CONCURSO CONTOS E POEMAS DO BRASIL - Vol. 5, com a obra poética Caprinos, realizado entre os meses de outubro e novembro, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA - RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição em antologia.
2002 - Conclusão do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 360 h/a.
2003 – Aprovação em Concurso para Professores do Estado, obtendo o 2º lugar.
2007 - SEFESTT (EEFM TELINA MATOS PIRES - AQUIRAZ - CE). VERDE QUE TE QUERO VERDE
2008 - SEFESTT (EEFM TELINA MATOS PIRES - AQUIRAZ - CE). NORDESTE: O QUE TU ME DESTE...
2009 - SEFESTT (EEFM TELINA MATOS PIRES - AQUIRAZ - CE). ORIGEM E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
2010 - POLICENTENÁRIO (EEFM PRESIDENTE GEISEL - POLIVALENTE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE) - CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE
2010 - ABC ÁFRICA - NAVIO NEGREIRO: CASTRO ALVES (O POETA DOS ESCRAVOS)
2010 - POLICULTURAL (EEFM PRESIDENTE GEISEL - POLIVALENTE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE). ANOS 80
2011 - POLICULTURAL (EEFM PRESIDENTE GEISEL - POLIVALENTE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE). É BEM MATO GROSSO!!!...
2012 - POLICULTURAL (EEFM PRESIDENTE GEISEL - POLIVALENTE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE). NO CEARÁ É ASSIM...
2013 - POLICULTURAL (EEFM PRESIDENTE GEISEL - POLIVALENTE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE). POLICENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES


DIPLOMAS E CERTIFICADOS OBTIDOS


CERTIFICADO - CONCURSO LITERÁRIO MOREIRA CAMPOS/SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO: 2º LUGAR, PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- 1999.
CERTIFICADO - conferido em janeiro de 2002, pela participação da SELEÇÃO DE TEXTOS: ANUÁRIO DE ESCRITORES 2002 realizado durante o ano de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra SONHO METAFÓRICO.
CERTIFICADO - conferido em janeiro de 2002, pela participação no CONCURSO AMOR, RAZÃO DE VIVER realizado entre os meses de outubro e novembro de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra AMOR E AMAR.
CERTIFICADO - MINICURSO: ARTE LITERÁRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGESA, no período de SETEMBRO a NOVEMBRO de 2000 (carga horária de 75 horas) como INSTRUTORA.
CERTIFICADO - MINICURSO: PORTUGUÊS É DIVERSÃO promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGESA, DE 13 DE MAIO A 10 DE JUNHO DE 2000 (carga horária de 25 horas) como INSTRUTORA.
CERTIFICADO- conferido em janeiro de 2002, pela participação no CONCURSO CONTOS E POEMAS DO BRASIL realizado entre os meses de outubro e novembro de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra poética CAPRINOS.
DIPLOMA - outorgado, pela participação no CONCURSO ESCRITORES E ESCRITORAS DE OURO, realizado entre os meses de maio e junho de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra MEMÓRIAS SUSPENSAS.
DIPLOMA - outorgado, pela participação no CONCURSO ESPANHA EM PROSA E VERSO, realizado entre os meses de maio e junho de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra OS TOUROS.
DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA- conferido em 11 de dezembro de 2001, pelo jornalista VICENTE ALENCAR, coordenador da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO - CAFÉ LITERÁRIO, pela participação no PRÊMIO LITERÁRIO ALBERTO GALENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores