Total de visualizações de página

sábado, 15 de março de 2014

SER FELIZ - POR CLÓVIS DE BARROS FILHO. É POSSÍVEL! ESSE TEXTO EU FAÇO QUESTÃO DE TRANSCREVER.


MEU ÍDOLO NA ATUALIDADE.


É MUITO COMUM QUE TENTEM AVALIAR NOSSA VIDA ATRAVÉS DE NÚMEROS. ASSIM SALÁRIOS, BÔNUS, METAS, RESULTADOS, FATIAS DE MERCADO SÃO NÚMEROS QUE OFERECEMOS A QUEM NOS ABORDA PRA QUE POSSAM AVALIAR SE VIVEMOS BEM OU NÃO.
OUTRO DIA MESMO ALGUÉM ME PERGUNTOU:  QUANTO GANHA UM PROFESSOR DA USP¿
EU RESPONDI COM SINCERIDADE E ACANHAMENTO E IMEDIATAMENTE A PESSOA COM CARA CONSTRANGIDA CONCLUIU: COM ESSE SALÁRIO A VIDA NÃO PODE SER BOA. MAS É CLARO QUE QUANDO VOCÊ CHEGA EM CASA E SE PERGUNTA COMO FOI O DIA,  PARECE EVIDENTE QUE O DIA TERÁ VALIDO A PENA SE VOCÊ CONSEGUIU RIR. CONSEGUIU AO MENOS SORRIR. 
A VIDA VALEU A PENA PELOS ABRAÇOS, PELOS APERTOS DE MÃO, PELOS GESTOS DE CARINHO E POR TODAS AS BOAS SENSAÇÕES QUE VOCÊ POSSA TER TIDO. NADA DISSO TEM A VER COM NÚMEROS. NADA DISSO SE PRESTA À QUANTIFICAÇÃO.
AS BOAS SENSAÇÕES TÊM SIDO REUNIDAS AO LONGO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO POR TRÁS DA PALAVRA AMOR. ASSIM, PARECE VERDADEIRO QUE QUANDO A VIDA É VIVIDA COM AMOR, ELA TEM MUITO MAIS GRAÇA E COR.
ACORDAR DE MANHÃ SEGUNDA-FEIRA ÀS OITO É BEM POSSÍVEL E ATÉ APETITOSO SE NAQUELE DIA FORMOS ENCONTRAR ALGUM AMOR.
SEM AMOR, NO ENTANTO, A VIDA É ARRASTADA, CINZA, EM PRETO E BRANCO E É PRECISO ESPERAR A SEMANA INTEIRA PRA QUE UM NOVO E ENTEDIANTE FINAL DE SEMANA SEPARE A DESGRAÇA DA SEMANA ANTERIOR DA DESGRAÇA DA PRÓXIMA SEMANA. 
O AMOR PARECE MESMO UMA REFERÊNCIA E AMOR É SENTIMENTO. INFELIZMENTE, ESCAPA AO NOSSO CONTROLE. 
O AMOR NADA TEM A VER COM A VONTADE, NADA TEM A VER COM DECISÃO, COM ESCOLHA: O AMOR NÃO É UMA QUESTÃO MORAL. SIM, PORQUE MORAL É A INTELIGÊNCIA À SERVIÇO DA VIDA. EXISTE MORAL TODA VEZ QUE ESCOLHEMOS O CAMINHO. TODA VEZ QUE DECIDIMOS UMA ALTERNATIVA, TODA VEZ QUE JOGAMOS NO LIXO  POSSIBILIDADES DE VIDA QUE DECIDIMOS NÃO VIVER.
MORAL É ESCOLHA, É DECISÃO RACIONAL. O AMOR NÃO. O AMOR É SENTIMENTO. A GENTE ASSISTE EM NÓS. FENÔMENO DO NOSSO CORPO QUE SE PRESTA À NOSSA CONTEMPLAÇÃO, SURGE SEM QUE TENHAMOS DECIDIDO E VAI EMBORA PRA NOSSO LAMENTO. SEM QUE NADA POSSAMOS FAZER PRA IMPEDIR. AMOR E MORAL NÃO TÊM NADA A VER. NO ENTANTO, É FÁCIL PERCEBER QUE NA HORA DE USARMOS A INTELIGÊNCIA PARA ESCOLHER A VIDA, O AMOR É A GRANDE REFERÊNCIA. JÁ QUE NÃO AMA, FAÇA COMO SE AMASSE. A MORAL É UMA IMITAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE QUEM AMA. A MORAL É UMA TENTATIVA DESESPERADA DE AGIR COMO SE AMÁSSEMOS SEM AMOR.
EXEMPLOS MUITOS. EU TENHO UMA FILHA QUE NA SEMANA PASSADA COMPLETOU ONZE ANOS, É O MEU MAIOR AMOR. E TODA VEZ QUE EU VIAJO EU LEVO PRA MINHA FILHA UM PRESENTE. COMO EU VIAJO QUASE TODO DIA, TODO DIA EU LEVO UM PRESENTE. ISSO DESPERTA CIÚME: - PUXA, COMO VOCÊ É GENEROSO COM A NATALIA!
E EU SOU OBRIGADO SEMPRE A EXPLICAR: NÃO HÁ AQUI GENEROSIDADE NENHUMA. O QUE HÁ É AMOR. QUEM AMA DÁ. E DAR É POR AMOR, E GENEROSIDADE¿ GENEROSIDADE É IMITAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE QUEM AMA. O GENEROSO É AQUELE QUE DÁ SEM AMAR. SOMOS TODOS GENEROSOS ALGUM DIA. MAS QUEM AMA DÁ POR AMOR, SEM PRECISAR PENSAR, SEM PRECISAR DECIDIR, SEM PRECISAR COLHER. ASSIM É O COMPORTAMENTO AMOROSO. NEM PASSA PELA NOSSA CABEÇA FAZER DIFERENTE. 

A GENEROSIDADE NÃO. A GENEROSIDADE É ESCOLHIDA, DECIDIDA, PENSADA. ASSIM TAMBÉM É A FIDELIDADE. VOCÊ TÁ APAIXONADO OS QUATRO PNEUS. VOCÊ PENSA NO SER AMADO. QUANDO ACORDA DE MANHÃ PRA FAZER XIXI E ENXERGA A FIGURA DO SER AMADO NO VASO SANITÁRIO. PAIXÃO ARREBATADORA. E NEM PASSA PELA SUA CABEÇA INTIMIDADES FÍSICAS COM OUTRO QUE NÃO AQUELE OBJETO DA SUA PAIXÃO. AQUELA EXCLUSIVIDADE É CONSEQUÊNCIA ÓBVIA DAQUELE SENTIMENTO ARREBATADOR. SE VOCÊ FOR TENTAR INTIMIDADES COM OUTRA PESSOA PASSARIA VERGONHA. SÓ PENSARIA NELA. NÃO DARIA CERTO. E VOCÊ É EXCLUSIVO POR AMOR.
MAS O AMOR ACABA. E ÀS VEZES O AMOR ACABA DEPOIS DE MUITO TEMPO DE CONVIVÊNCIA. E VOCÊ, POR COMPAIXÃO, PRA NÃO PRODUZIR A TRISTEZA DE QUEM HÁ TANTO TEMPO ESTÁ DO SEU LADO, VOCÊ CONTINUA EXCLUSIVO. ÀS VEZES É FALTA DE OPÇÃO. VOCÊ CONTINUA EXCLUSIVO SEM AMOR. EXCLUSIVIDADE DECIDIDA, EXCLUSIVIDADE PENSADA, EXCLUSIVIDADE ESCOLHIDA. A ISSO CHAMAMOS FIDELIDADE. IMITAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE QUEM É EXCLUSIVO PORQUE AMA E SÓ PENSA NELE OU NELA. 
VOCÊ NESSE MOMENTO PODE PENSAR: PUXA VIDA, PROFESSOR, SE O AMOR É A GRANDE REFERÊNCIA PARA A MORAL, SE O AMOR CONFERE COLORIDO À VIDA. QUE SENTIMENTO É ESSE¿ O QUE É QUE EU TENHO QUE SENTIR PRA PODER TER CERTEZA QUE ESTOU AMANDO¿ ESSA RESPOSTA É OFERECIDA DE MUITAS MANEIRAS POR PESSOAS MUITO IMPORTANTES. EU CITAREI AQUI TRÊS CONCEPÇÕES DIFERENTES DE AMOR QUE SÃO OFERECIDAS POR TRÊS GRANDES MESTRES ESPIRITUAIS. O PRIMEIRO AMOR, O MAIS ANTIGO DOS TRÊS É PROPOSTO POR PLATÃO, DAÍ A EXPRESSÃO AMOR PLATÔNICO. QUATRO SÉCULOS ANTES DE CRISTO, PLATÃO DEFINE O AMOR. PLATÃO É PAI FUNDADOR DA NOSSA MANEIRA DE PENSAR. PAI FUNDADOR DA FILOSOFIA. O SEGUNDO AMOR É DE ARISTÓTELES, ALUNO DE PLATÃO, PRATICAMENTE CONTEMPORÂNEO. TAMBÉM OFERECE A SUA DEFINIÇÃO DE AMOR. ARISTÓTELES, PAI FUNDADOR DA CIÊNCIA, PAI FUNDADOR DA NOSSA MANEIRA DE INVESTIGAR E O TERCEIRO AMOR É UM POUCO MAIS TARDIO: É O DE CRISTO. CRISTO, PAI FUNDADOR DA NOSSA CIVILIZAÇÃO E DEUS PRA MUITOS DE NÓS. 
TRÊS AMORES, TRÊS SENTIMENTOS DIFERENTES PARA A MESMA PALAVRA. TRÊS SENTIMENTOS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA E QUE EU APRESENTO SEM MAIS DELONGAS, COMECEMOS PELO MAIS ANTIGO, O AMOR DE PLATÃO. 
PLATÃO NUNCA USOU A PALAVRA AMOR. – NORMAL. NÃO FALAVA PORTUGUÊS. PLATÃO FALAVA GREGO. E EM GREGO, O SEU AMOR, ELE CHAMOU DE EROS. EROS, PALAVRA QUE TE É FAMILIAR. EROS DE EROTISMO, EROTIZAÇÃO. EROS MOTEL. EROS FAZ PARTE DA TUA TRAJETÓRIA O AMOR DE PLATÃO. E QUEM VAI DEFINIR PRA PLATÃO ESSE AMOR É SÓCRATES, PERSONAGEM PRINCIPAL DO PLATONISMO. 
PLATÃO ESCREVIA DIÁLOGOS E É SEMPRE SÓCRATES QUE APRESENTA A VERSÃO QUE PLATÃO CONSIDERA CORRETA. E SÓCRATES VAI DEFINIR O AMOR NUM DIÁLOGO, O MAIS CONHECIDO DOS DIÁLOGOS: O BANQUETE. QUE VOCÊ PODE COMPRAR ATÉ EM BANCA DE JORNAL. E QUAL É A DEFINIÇÃO¿ ACOMPANHEM COMIGO A GENIALIDADE IRRITANTEMENTE SIMPLES DE PLATÃO: AMAR É DESEJAR. EROS É DESEJO. VOCÊ AMA AQUILO QUE DESEJA. VOCÊ AMA ÀQUELE QUE DESEJA. VOCÊ AMA ENQUANTO E NA INTENSIDADE QUE DESEJA E A MÁ NOTÍCIA É QUE SE O DESEJO ACABOU É PORQUE O AMOR ACABOU TAMBÉM. AMOR E DESEJO SÃO A MESMA COISA. NESSE MOMENTO VOCÊ AGRADECE PLATÃO PELA DEFINIÇÃO: EROS DESEJO, MAS PERGUNTA: - SE EROS É DESEJO, DESEJO É O QUE¿ E PLATÃO JÁ SABENDO DESSA TUA DÚVIDA DEFINIRÁ DESEJO NA LINHA SEGUINTE: DESEJO É A FALTA. DESEJO É A BUSCA DO QUE FAZ FALTA. DESEJO É A ENERGIA PRA BUSCAR O QUE NÃO TEMOS. ENERGIA PARA BUSCAR O QUE NÃO SOMOS. ENERGIA PRA IR ATRÁS DO QUE NÃO CONSEGUIMOS FAZER AINDA. E AGORA VOCÊ TEM A DEFINIÇÃO COMPLETA. VOCÊ AMA AQUILO QUE DESEJA E DESEJA AQUILO QUE NÃO TEM. E QUANDO TEM, AÍ NÃO DESEJA MAIS. E COMO AMOR É DESEJO, TAMBÉM NÃO AMA MAIS. MAS ESSA DEFINIÇÃO É UM HORROR. É FILOSOFIA. AMOR É DESEJO E DESEJO É FALTA. ENTÃO, DE DUAS UMA: OU VOCÊ DESEJA E AMA O QUE NÃO TEM OU TEM. MAS AÍ... O AMOR É PELA CUNHADA. O AMOR É PELO QUE FAZ FALTA. O AMOR É PELO QUE AINDA NÃO É SEU. EXEMPLOS MUITOS. ESSA MINHA FILHA QUANDO COMPLETOU SETE ANOS AMAVA E DESEJAVA UM BRINQUEDINHO ELETRÔNICO CHAMADO DS. E AMAVA E DESEJAVA POR QUÊ¿ PORQUE NÃO TINHA. DE TANTO MERECER, NATÁLIA, NO NATAL GANHOU O DS. NESSE MOMENTO A FALTA SE FAZ PRESENÇA E COMO O DESEJO É PELO QUE FALTA, O DESEJO PELO DS DESAPARECE E COMO O AMOR É DESEJO, O AMOR PELO DS TAMBÉM DESAPARECE. NO NATAL. E HOJE O DS JAZ NUM BAÚ. NUM BAÚ DE DESEJOS ASSASSINADOS PELA PRESENÇA. NUM BAÚ DE DESEJOS MORTOS PELO CONSUMO. 
HOJE, NATÁLIA AMA UM DS-I. E O I, ELA NÃO TEM. E A JULGAR PELOS MEUS SALÁRIOS DE PROFESSOR DA USP. O AMOR DE NATÁLIA PELO DS-I PERMANECERÁ VIVO, ALTIVO, DESEJANTE, NA VITRINE, NA FALTA, OBJETO DO NOSSO AMOR, UM AMOR DE VITRINE. UM DESEJO, UMA FANTASIA, AQUILO QUE NUNCA É NOSSO.
PROFESSOR, É POSSÍVEL EROS PELO TRABALHO¿  CLARO. EROS PELO TRABALHO É NO DESEMPREGO. NO DESEMPREGO VOCÊ QUER TRABALHAR. NO DESEMPREGO VOCÊ AAAMA TRABALHAR. AH, COMO EU GOSTARIA DE TRABALHAR! E VOCÊ TUDO FAZ EM NOME DESSE AMOR. VOCÊ FAZ FILA. PREENCHE FICHA, FAZ CURSO PRA ENGANAR PSICÓLOGO DE RH. LEVA TRÊS MINUTOS ESSE TIPO DE CURSO E VOCÊ LOGO APRENDE A DIZER EU GOSTO DE TRABALHAR EM EQUIPE. SOU RESILIENTE: ESPÉCIE DE MEIA-LARANJA QUE UMA VEZ ESBAGAÇADA RECUPERA O SUCO DURANTE À NOITE. VOCÊ PODERÁ ME USAR DIA APÓS DIA E DEPOIS DE TANTAS GARANTIAS DE SUBSERVIÊNCIA, VOCÊ É FINALMENTE CONTRATADO. O TRABALHO SE TORNA PRESENÇA, E O DESEJO POR ELE, CLARO, DESAPARECE. NINGUÉM PODE DESEJAR O QUE TEM ATÉ ÀS TAMPAS. HOJE O QUE VOCÊ AMA SÃO AS FÉRIAS, A FOLGA, O FERIADO, A PONTE É O QUE VOCÊ NÃO TEM.
PLATÃO PARECE TER RAZÃO. QUEM PODE DESEJAR ENXERGAR É QUEM NÃO ENXERGA. PORQUE QUEM ENXERGA, ENXERGA, NÃO DESEJA ENXERGAR. QUEM CAMINHA, CAMINHA, NÃO DESEJA CAMINHAR. QUEM FALA, FALA. NÃO DESEJA FALAR. SE AMOR É DESEJO, O AMOR É SEMPRE POR AQUILO QUE NÃO TEMOS E SE POR VENTURA UM DIA TIVERMOS DEIXAREMOS IMEDIATAMENTE DE AMAR.
NESSE MOMENTO VOCÊ DEVE TÁ PENSANDO: ESSE PROFESSOR ENTROU NA PORTA ERRADA. PROFESSOR, ESSE AQUI É UM ESPAÇO CORPORATIVO DE GENTE QUE TRABALHA EM EMPRESA. EU NÃO CONSIGO ENTENDER MUITO BEM O QUE TEM A VER O QUE O SENHOR DIZ COM A NOSSA VIDA. AH, MEU AMIGO! VOU EXPLICAR JÁ. EU DIRIA QUE O ESPAÇO CORPORATIVO É UM ESPAÇO COMPLETAMENTE CONTROLADO PELO EROS DE PLATÃO. POR QUE, PROFESSOR, TÁ TODO MUNDO QUERENDO COMER TODO MUNDO¿ ANTES FOSSE. NÃO É ESSE O EROS QUE CARACTERIZA O MUNDO DAS EMPRESAS. ATÉ PORQUE QUALQUER VELEIDADE COSTUMA SER SEVERAMENTE PUNIDA.
MAIS UM ANO COMEÇA, O CHEFE MARCA UMA REUNIÃO E LIGA O POWERPOINT. CHEFE É QUEM LIGA O POWERPOINT. E EU PERGUNTO A VOCÊ: O QUE É QUE ELE VAI PROJETAR NA TELA¿ ESTAMOS EM JANEIRO. O QUE É QUE UM CHEFE PROJETA NA TELA¿ E A RESPOSTA QUE TODOS DEVEM ESTAR IMAGINANDO É... METAS. E AÍ EU PERGUNTO A VOCÊS: POR ACASO META É O QUE A EMPRESA JÁ CONQUISTOU¿ POR ACASO META JÁ FAZ PARTE DO PATRIMÔNIO DA EMPRESA¿ POR ACASO META JÁ É UM LUCRO A COMEMORAR¿ NÃO. META É O QUE FALTA. E O QUE É QUE SE ESPERA DE UM COLABORADOR¿ AMOR PELA META. EROS, TESÃO PELO LUCRO DO PATRÃO. LOUCURA PELO DINHEIRO QUE AINDA ESTÁ NA MÃO DO CONCORRENTE. É ISSO QUE SE ESPERA. O MUNDO É EROTIZADO DESDE QUE VOCÊ ERA CRIANÇA. 
EU ME LEMBRO DA TIA GUIOMAR. E A TIA GUIOMAR ERA AQUELA PROFESSORA DO PRIMÁRIO QUE DAVA AULA DE TUDO. E EU ESTUDAVA COM OS JESUÍTAS EM SÃO PAULO NA AVENIDA PAULISTA E ESTUDÁVAMOS NUMA PARTE VELHA DA ESCOLA. E A TIA GUIOMAR DIZIA QUASE TODOS OS DIAS: QUANDO VOCÊS PASSAREM PRO GINÁSIO VOCÊS VÃO PRO PRÉDIO NOVO. E TUDO O QUE NÓS FAZÍAMOS ERA PRA IR PRO PRÉDIO NOVO. CADA VITÓRIA ERA MAIS UM PASSO QUE NOS APROXIMAVA DO PRÉDIO NOVO. NO PRÉDIO NOVO CADA ANO DO GINÁSIO ERA NUM ANDAR E O COLEGIAL ERA NO TOPO DO PRÉDIO. A CADA ANO SUBÍAMOS UM ANDAR E QUANDO CHEGÁVAMOS FINALMENTE NO COLEGIAL, HOJE, ENSINO MÉDIO. IMEDIATAMENTE O COORDENADOR NOS DIZIA. AGORA ACABOU A FRESCURA. TUDO AGORA É PARA UM VESTIBULAR. E ASSIM DESDE A ESCOLA A GENTE SE ACOSTUMA A PERSEGUIR “CENOURAS”. A CENOURA DO PRÉDIO NOVO. A CENOURA DO ÚLTIMO ANDAR. A CENOURA DO VESTIBULAR. VOCÊ FINALMENTE ENTRA NA FACULDADE. E NA FACULDADE, O QUE É QUE LOGO NO PRIMEIRO ANO ALGUÉM DIZ¿ - ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA FORMAR O FUTURO PROFISSIONAL. A CENOURA AGORA É O ESTÁGIO, TRAINEE, O DIPLOMA E O EMPREGO. VOCÊ FINALMENTE SE FORMA, É EFETIVADO E AÍ FINALMENTE, CARTEIRA ASSINADA, VOCÊ PODERIA LEVANTAR OS BRAÇOS E DIZER: EU ACHO QUE AGORA A VIDA CHEGOU. EU NÃO TENHO QUE PERSEGUIR MAIS NADA. AGORA EU CHEGUEI AONDE ESPERAVA-SE QUE EU CHEGASSE. EU TENHO UM EMPREGO. EU ESTOU NO MUNDO ECONOMICAMENTE ATIVO. NÃO. A EMPRESA TEM QUINZE NÍVEIS E VOCÊ ESTÁ NO G-15. NÃO TEM NEM LUGAR PRA SUA BICICLETA NO ESTACIONAMENTO. E LOGO ALGUÉM DIZ: MEU AMIGO, NESSE LUGAR ENQUANTO VOCÊ NÃO PASSA POR G-14, VOCÊ NÃO É NINGUÉM. E LÁ VAI VOCÊ: G-14. G-13. G-12... DEPOIS DE UM CERTO MOMENTO ISSO COMEÇA A TER SIGLAS:  WIF-1, WIF-2, WIF-3 ... V-P. V-P. AGORA  A VIDA CHEGOU¿ - MAGINA!!!  V-P, V-P . POR QUE V-P¿ ENQUANTO EU NÃO FOR P... E ASSIM, PRA SUBIR VOCÊ TEVE QUE PERSEGUIR CENOURAS. AS METAS: VOCÊ FOI ATRÁS LOGO NO COMEÇO DA SUA VIDA NA EMPRESA, AGARROU A CENOURA  ENTREGOU PRO CHEFE E IMAGINOU: NOOOSSA! AGORA NÓS VAMOS COMEMORAR E PRA SUA DECEPÇÃO, O CHEFE LIGA O POWERPOINT – NOVAS CENOURAS. LÁ VAI VOCÊ ATRÁS, AGARRA A CENOURA, ENTREGA PRO CHEFE. NOVAS CENOURAS...: VOCÊ JÁ SE ACOSTUMA COM ISSO. E DEPOIS DE QUINZE ANOS VOCÊ ENCONTRA O CHEFE NA CAFETERIA E DIZ: SÓ UMA PERGUNTINHA. FAZ UM TEMPINHO QUE EU TENHO PERSEGUINDO SUAS CENOURAS... SÓ POR UMA CURIOSIDADE, ONDE É QUE O SENHOR ENFIA TANTA CENOURA¿!...
MEUS AMIGOS, DEFINITIVAMENTE, A VIDA ERÓTICA: ESSA MESMA A QUE VOCÊ VIVE PERSEGUINDO COISAS QUE NÃO TEM NÃO É VIDA QUE VALE A PENA. PELO MENOS, NÃO É VIDA QUE VALE A PENA SOZINHA. AFINAL DE CONTAS, ESSA VIDA PARECE UM GRANDE SACO SEM FUNDO.

NO MUNDO DO CONSUMO É A MESMA COISA. O VIZINHO COMPRA UM VEÍCULO, VOCÊ COMPRA TAMBÉM. AÍ O VIZINHO COMPRA UM COM TETO SOLAR E VOCÊ COMPRA TAMBÉM. O VIZINHO COMPRA UM HELICÓPTERO, VOCÊ COMPRA TAMBÉM. O VIZINHO COMPRA UM AVIÃOZINHO, VOCÊ COMPRA TAMBÉM, MAS AGORA O DELE É A JATO E AÍ VOCÊ PERCEBE QUE SEMPRE HAVERÁ O QUE VOCÊ NÃO TEM E A SUA VIDA SERÁ INDEFINIDA E ETERNA NA FRUSTRAÇÃO. É EXATAMENTE POR ISSO QUE ARISTÓTELES LEVANTOU A MÃO E DISSE: EU NÃO SEI SE EU CONCORDO COM EROS. O AMOR NÃO PODE SER SÓ ISSO. O AMOR NÃO PODE SER SÓ DESEJO. A VIDA DESEJANTE É INFELIZ. ARISTÓTELES PROPORÁ O SEU AMOR. E O AMOR DE ARISTÓTELES NÃO CHAMA EROS, PORQUE EROS É DESEJO PELO QUE FALTA. E O AMOR DE ARISTÓTELES NÃO É AMOR PELO QUE FALTA. PELO CONTRÁRIO. O AMOR DE ARISTÓTELES É PELO QUE VOCÊ JÁ TEM. O AMOR DE ARISTÓTELES É PELO QUE VOCÊ JÁ CONSEGUIU. O AMOR DE ARISTÓTELES É PELA PERFORMANCE QUE VOCÊ JÁ CONSEGUE TER. O AMOR DE ARISTÓTELES É PELA ESPOSA QUE JÁ É A SUA. PELO CARRO QUE VOCÊ JÁ COMPROU, QUE VOCÊ JÁ CONSEGUE TER. O AMOR DE ARISTÓTELES É PELO MUNDO. O MUNDO QUE ESTÁ EXATAMENTE DIANTE DE VOCÊ QUANDO O MUNDO ALEGRA. ENQUANTO EROS É AMOR DESEJO, AMOR PELO QUE VOCÊ NÃO TEM, FILIA É AMOR ALEGRIA, AMOR PELO QUE VOCÊ JÁ TEM E TE FAZ BEM. 
PROFESSOR, SE DESEJO É A BUSCA DO QUE NÃO TEMOS E QUE NOS FAZ FALTA, O QUE É ALEGRIA¿ ACOMPANHE-ME NESSE MOMENTO, A DEFINIÇÃO É LINDA. A ALEGRIA É A PASSAGEM PARA UM ESTADO MAIS POTENTE DO PRÓPRIO SER. EU VOU REPETIR PRA VOCÊ DEGUSTAR: A ALEGRIA É A PASSAGEM PARA UM ESTADO MAIS POTENTE DO PRÓPRIO SER. PROFESSOR, EU NÃO SEI SE EU ENTENDI. 
EU ACHO QUE VOCÊ JÁ PERCEBEU NA SUA VIDA QUE TEM HORAS QUE VOCÊ TÁ DO CARALHO VOANDO BAIXO, TÁ ANTENADO, VOCÊ TÁ BEM VÉI, TÔ BEM, TÔ BEM, TÔ LIGADO! EM COMPENSAÇÃO, TEM HORAS QUE VOCÊ TÁ BEM BOROCOXÔ.  TEM HORAS QUE VOCÊ... QUE VOCÊ TÁ DEPRIMIDO, INDISPOSTO, ENTÃO EU ESPERO QUE VOCÊ TENHA PERCEBIDO QUE EXISTE UMA ENERGIA QUE TE ANIMA, E ESTA ENERGIA OSCILA: TEM HORAS QUE VOCÊ TÁ COM A ENERGIA EM ALTA, TEM HORAS QUE ESTÁ COM A ENERGIA EM BAIXA. ESSA ENERGIA, CADA PENSADOR, CHAMA DE UM JEITO.
HOBBES CHAMAVA DE CONATUS  
SPINOZA DE POTÊNCIA DE AGIR.
NIETZSCHE DE VONTADE DE POTÊNCIA.
BERGESON DE ÈLAN VITAL.
CLÓVIS DE TESÃO PELA VIDA. CLÓVIS SOU EU.
VOCÊ AINDA NÃO OUVIU FALAR PORQUE EU AINDA NÃO MORRI. MAS TESÃO PELA VIDA É ISSO: POTÊNCIA DE AGIR – TEM HORAS QUE SOBE, TEM HORAS QUE DESCE.
QUANDO EU ACORDO DE MANHÃ, COSTUMO ACORDAR CINCO HORAS, A MINHA POTÊNCIA DE AGIR É MUITO BAIXA. MAS ISSO É A MINHA. TEM GENTE QUE JÁ ACORDA CANTANDO.  DETESTÁVEIS PESSOAS. GENTE QUE ACORDA CANTANDO, ABRE A JANELA, COMENTA DOS PASSARINHOS. DIVÓRCIO EMINENTE, PESSOAS INSUPORTÁVEIS. EU SENTO NA CAMA E EU DEMORO MUITO TEMPO PARA CONSEGUIR LEVANTAR.  VOU ATÉ O BANHEIRO, ME SIRVO DO VASO, ME SIRVO DA PIA, ME SIRVO DA DUCHA E QUANDO TODO ESSE RITUAL ACABA EU JÁ ESTOU UM POUQUINHO MELHOR. AÍ EU ME VISTO, TOMO UM CAFÉ, SAIO DE CASA ÀS SEIS E MEIA PRA EVITAR O TRÂNSITO, E EU ADORO O LUGAR ONDE EU MORO. MORO EM SÃO PAULO, NUM BAIRRO MUITO PRÓXIMO AO ESTADIO DO PACAEMBÚ. ADORO O LUGAR ONDE EU MORO E, PORTANTO, PASSAR PELAS RUAS DO MEU BAIRRO ME FAZ BEM. AÍ EU VOU ATÉ A CIDADE UNIVERSITÁRIA, ADORO  A CIDADE UNIVERSITÁRIA, GRANDES ESPAÇOS, GRANDES ÁREAS VERDES, COMEÇO A DAR AULA, OS ALUNOS CHEGAM E O QUE É QUE ACONTECE QUANDO EU COMEÇO A DAR AULA¿ O QUE ACONTECE  É QUE EU ADORO O QUE EU DIGO. É IMPRESSIONANTE COMO EU ME ENCANTO COM O QUE EU FALO. É IMPRESSIONANTE COMO EU ENTENDO O QUE EU EXPLICO. E VOCÊ DIRÁ

VOCÊ PERGUNTARÁ O QUE ACONTECEU ENTRE CINCO E DEZ DA MANHÃ QUANDO VOCÊ ME FLAGROU EM CIMA DA MESA GRITANDO EU RESPONDEREI: ALEGRIA: PASSAGEM PARA UM ESTADO MAIS POTENTE DO PRÓPRIO SER. E POR QUE TODA VEZ QUE EU FALO DO PRÓPRIO SER EU PONHO O DEDO ASSIM¿ PRA VOCÊ ENTENDER QUE EU TÔ FALANDO DE MIM. E O QUE VALE PRA MIM, NÃO VALE PRA QUALQUER UM. NÃO VALE PRA VOCÊ. EU NÃO SOU GURU. O QUE É UM GURU¿ GURU É ALGUÉM QUE VEM DE LONGE. É FUNDAMENTAL QUE O GURU VENHA DE LONGE. PORQUE QUANDO VOCÊ CONVIVE DE PERTO COM ALGUÉM/ALGUM SABE QUE NÃO É PORRA NENHUMA. É UM BOSTA FEITO VOCÊ. DEPOIS GURU FALA LÍNGUAS QUE VOCÊ ACHA ESTRANHO. GURU USA MICROFONE MADONNA E GURU É CHEIO DE EMPÁFIA. PÕE NO POWERPOINT DEZ LIÇÕES PRA SE DAR BEM. SETE CAMINHOS PRA ARREBENTAR. CINQUENTA E UMA FÓRMULAS DE SER FELIZ. 380 ARTIFÍCIOS PARA ARREBENTAR COM O ADVERSÁRIO. O GURU TEM SEMPRE A VERDADE SOBRE A VIDA. O GURU, ELE TEM A CHAVE QUE FUNCIONA PRA QUALQUER UM, SEJA VOCÊ QUEM FOR. APLICOU. DEU CERTO. RAH! O GRANDE SEGREDO DE UM GURU É DAR A PALESTRA E CAIR FORA RÁPIDO. NA DÉCADA DE OITENTA ELES VIERAM E VENDERAM A REENGENHARIA. QUEM APLICOU, FALIU. DEPOIS VOLTARAM, SETE HÁBITOS PARA O HOMEM EFICAZ. NÃO SATISFEITOS VOLTARAM SETE HÁBITOS PARA O ALTAMENTE HOMEM EFICAZ – PRA EXECUTIVOS COM MAIS DE 1,80m.
NO ANO SEGUINTE, OITAVO HÁBITO, E VOCÊ NÃO LEVANTOU A MÃO PRA DIZER: Ô!¿ SE OS SETE HÁBITOS DO ANO PASSADO FUNCIONASSEM, NÃO PRECISAVA DO OITAVO. MAS NÃO. SEMPRE HAVERÁ UM GURU. PRA EMPURRAR VOCÊ GOELA ABAIXO UM ARTIFÍCIO. QUE FUNCIONA PRA QUALQUER UM. MAS A DEFINIÇÃO QUE EU TE DEI NÃO SERVE PRA QUALQUER UM. NÃO ADIANTA VOCÊ IR MUDAR PRA SÃO PAULO, MORAR EM HIGIENÓPOLIS, ESTUDAR FILOSOFIA E VIRAR PROFESSOR DA USP PRA SE ALEGRAR. SÓ FUNCIONA COMIGO. PROFESSOR, E EU¿ SEI LÁ. NEM TE CONHEÇO! NÃO CONSIGO NEM TE ENXERGAR! SIM, MAS O QUE EU FAÇO PRA ME ALEGRAR¿ VÁÁÁ VIVER! OBSERVE, CONHECE-TE A TI MESMO. OBSERVE A TUA VIDA. O MAIOR ESPECIALISTA NA TUA VIDA É VOCÊ. NÃO FUNCIONA PRA VOCÊ. O SENHOR NÃO TEM NENHUMA DICA PRA EU SER FELIZ¿ NENHUUUMA. POR ISSO EU COBRO POUCO. MEUS AMIGOS, VAMOS USAR DOIS DOS NOSSOS NEURÔNIOS. SE ALGUMA FÓRMULA DE ALGUM PICARETA QUALQUER VINDO SABE-SE LÁ DE ONDE GARANTISSE FELICIDADE PRA QUALQUER UM, NÓS JÁ TERÍAMOS ERRADICADO A TRISTEZA DO MUNDO. COMO VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO O BURACO É MAIS EM BAIXO. E NÃO ERRADICAMOS TRISTEZA NENHUMA EM LUGAR NENHUM. É SINAL, QUE VIVER É UM POUCO MAIS COMPLEXO DO QUE SETE PIRUETAS, SETE ARTIFÍCIOS. SETE FÓRMULAS. FÓRMULA DE QUALIDADE DE VIDA, COMER LINHAÇA, CORRER NA PRAIA OU SEGUIR AS DICAS DO DR. DRAUZIO, DO ZECA CAMARGO, DA CERIBELLI, DE ALGUM SACERDOTE OU PROFETA OU QUALQUER OUTRA QUE QUEIRA ZOMBAR DA SUA INTELIGÊNCIA, DIMINUIR A TUA LIBERDADE E A TUA SOBERANIA PRA ENCONTRAR, VOCÊ MESMO, COM A TUA INTELIGÊNCIA O MELHOR CAMINHO.

O AMOR DE ARISTÓTELES É A ALEGRIA.   PASSAGEM PARA UM ESTADO MAIS POTENTE DO PRÓPRIO SER. NESSE MOMENTO VOCÊ ME OUVE E PERGUNTA: PROFESSOR, SE PLATÃO É UM GRANDE MESTRE E DISSE QUE O AMOR É DESEJO PELO QUE FALTA, SE ARISTÓTELES FOI UM GRANDE MESTRE E DISSE QUE O AMOR É ALEGRIA PELO QUE NÃO FALTA. COM QUAL DOS DOIS EU FICO¿ E NESSE MOMENTO QUEM FALA SOU EU: FIQUE COM OS DOIS. NADA TE IMPEDE DE AMAR O QUE VOCÊ NÃO TEM. E QUANDO VOCÊ AMA O QUE VOCÊ NÃO TEM, VOCÊ CHAMA ISSO DE EROS OU DESEJO. MAS NADA TE IMPEDE DE AMAR O QUE VOCÊ JÁ TEM E QUANDO VOCÊ AMA O QUE VOCÊ JÁ TEM, CHAME ISSO DE FILIA OU ALEGRIA. E PRA VOCÊ PERCEBER COMO SÃO, OS DOIS,  COMPLEMENTARES, EU ME LEMBRO  QUE NO ANO PASSADO EM OUTUBRO EU DEI MUITAS PALESTRAS. A CATEGORIA QUE MAIS GOSTA DE ME OUVIR SÃO MÉDICOS. OUTUBRO TEM O DIA DO MÉDICO. É MÊS DE CAPITALIZAR. EU FIQUEI TANTO TEMPO FORA DE CASA QUE EU NÃO TINHA NEM CHAVE PRA ENTRAR. TOQUEI A CAMPAINHA, MINHA ESPOSA ABRIU A PORTA COM UM SORRISO E EU DECIDI COMPENSÁ-LA COM UM GALANTEIO E DISSE A ELA: ESSE TEMPO QUE EU FIQUEI FORA ME PERMITIU PERCEBER QUE AMO VOCÊ MUITO À MODA DE PLATÃO: EROTICAMENTE. TE DESEJO DEMAIS QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ: DESEJANDO QUE ESTIVESSE. MAS AGORA QUE VOCÊ ABRIU A PORTA, AGORA QUE A FALTA SE FEZ PRESENÇA, EU ME DOU CONTA QUE AMO MUITO VOCÊ TAMBÉM À MODA DE ARISTÓTELES. NA PRESENÇA. TEU SORRISO ME ENCANTA, TUA PRESENÇA ME ENTERNECE, TEU ABRAÇO ME CONTAGIA. TUDO EM VOCÊ É ALEGRIA NO ENCONTRO. E AÍ, FICA EVIDENTE QUE SE VOCÊ AMA ALGUÉM QUANDO ESSE ALGUÉM NÃO ESTÁ, DESEJANDO QUE ESTIVESSE. QUANDO VOCÊ AMA ESSE ALGUÉM QUANDO ESSE ALGUÉM ESTÁ, ALEGRANDO-SE COM O ENCONTRO. NÃO SOBRARAM OUTRAS POSSIBILIDADES. SE VOCÊ AMA NA FALTA E NA PRESENÇA, É PORQUE VOCÊ AAAMA E PONTO FINAL. NA FALTA, DESEJANDO. NA PRESENÇA, SE ALEGRANDO.

INFELIZMENTE, A ALEGRIA É MUITO MAIS RARA DO QUE O DESEJO. A ALEGRIA É MUITO MAIS RARA DO QUE O DESEJO PORQUE FOMOS ADESTRADOS DESDE A ESCOLA A DESEJAR, MAS NÃO FOMOS PREPARADOS PARA A ALEGRIA. PELO CONTRÁRIO. EM MUITAS SITUAÇÕES DE EDUCAÇÃO, TODA E QUALQUER MANIFESTAÇÃO DE ALEGRIA ERA PUNIDA. ISSO AQUI É LUGAR DE GENTE SÉRIA. O SEU FILHO NÃO TEM MATURIDADE PARA ESTAR NA SÉTIMA SÉRIE. É ALEGRE DEMAIS!
FOMOS ADESTRADOS PARA DESEJAR E FOMOS O TEMPO INTEIRO DESINCENTIVADOS À ALEGRIA. NO MUNDO DAS EMPRESAS NÃO É DIFERENTE E O JARGÃO DOS RH É INDISCUTÍVEL: É PRECISO SAIR DA ZONA DE CONFORTO. SAIR DA ZONA DE CONFORTO DEIXA CLARO O QUE É QUE ESPERAMOS DE VOCÊ. ESPERAMOS DE VOCÊ O DESCONFORTO DESEJANTE DE QUEM VAI ATRÁS DO QUE FALTA, MAS JAMAIS A ALEGRIA CONFORTÁVEL DE QUEM TÁ DE BOA COM O QUE JÁ TEM. TÔ DE BOA!. DIGA ISSO NA SUA EMPRESA: TÔ DE BOA! PRA VOCÊ VER O FIM. 
A PUNIÇÃO PELA ALEGRIA JUSTIFICA A EXPRESSÃO CONSAGRADA NO MUNDO INTEIRO: HAPPY HOUR. EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO QUE VOCÊ FOR, HAPPY HOUR É FORA DALI, É DEPOIS, SEXTA-FEIRA ÀS DEZOITO HORAS LÁ NO BOTECO. HAPPY HOUR, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA QUER DIZER MOMENTO FORA DO TRABALHO COMO SE HOUVESSE UMA IMPOSSIBILIDADE FUNDAMENTAL DE ALEGRIA NO TRABALHO. COMO SE HOUVESSE UMA IMPOSSIBILIDADE LÓGICA DE FELICIDADE SEGUNDA ÀS OITO DA MANHÃ. NO REENCONTRO. NA RECUPERAÇÃO DAS ATIVIDADES. DEPOIS DE UM FINAL DE SEMANA ENTEDIANTE, FINALMENTE, HAPPY HOUR SEGUNDA DE MANHÃ. EM LUGAR NENHUM DO MUNDO É ASSIM. E O GRANDE DESAFIO CORPORATIVO CONTEMPORÂNEO É PERMITIR A TODOS QUE CONVERTAM DESEJO EM ALEGRIA. PORQUE SÓ A ALEGRIA DARÁ SENTIDO AOS ZEROS DAS METAS TÃO ARDUAMENTE PERSEGUIDAS. BUSCAR NÚMEROS POR BUSCAR NÚMEROS É TIRAR DO TRABALHO TODO O SEU SENTIDO, TODO O SEU SIGNIFICADO. VOCÊ VIRA UM ACUMULADOR DE ZEROS. QUE NÃO ENTENDE NADA A NÃO SER A NECESSIDADE DE SE ESFORÇAR PARA AUMENTAR CIFRAS. MAS NA HORA QUE VOCÊ ENTENDE QUE AS CIFRAS TÊM SENTIDO. E QUE O SENTIDO DAS CIFRAS ESTÁ NA TUA ALEGRIA E NA ALEGRIA DE TODOS COM QUEM VOCÊ SE RELACIONA DENTRO E FORA DA EMPRESA, AÍ SIM, CADA ZERO TERÁ O SEU SIGNIFICADO. E É MUITO MAIS FÁCIL TER TESÃO PRA BUSCAR ZEROS QUE QUEREM DIZER ALGUMA COISA, DO QUE SIMPLESMENTE BUSCAR O ENRIQUECIMENTO IMPESSOAL, FRIO E ATÉ INJUSTO DE QUEM EXPLORA O SEU TRABALHO. 
TERCEIRO AMOR, É O DE CRISTO. E SE DE EROS PRA FILIA A GENTE JÁ SUBIU UM DEGRAU DE SOFISTICAÇÃO, AFINAL DE CONTAS, DESEJAR TODO MUNDO DESEJA, MAS SE ALEGRAR NÃO É TODO MUNDO. DESEJAR TOCAR GLÚTEOS NUNCA ANTES TOCADOS TODO MUNDO QUER. JULIANA PAES... SANTORO.  AGORA CONSEGUIR SE ALEGRAR COM A MESMA MULHER VINTE E CINCO ANOS DEPOIS, AÍ JÁ NÃO É PRA QUALQUER UM. REQUER ESPÍRITO ELEVADO E MATURIDADE AFETIVA. SE DE EROS PRA FILIA JÁ SUBIU EM SOFISTICAÇÃO, AGORA VAMOS SUBIR MUITO MAIS. PORQUE O AMOR DE CRISTO É AINDA MAIS SOFISTICADO. NÃO É NEM EROS E NEM FILIA, PORQUE NÃO É NEM O DESEJO E NEM A ALEGRIA DE QUEM AMA. POR ISSO CRISTO CHAMARÁ ÁGAPE. ÁGAPE É AMOR. MAS NÃO É EROS, NÃO É DESEJO, NÃO É FILIA, NÃO É A ALEGRIA DE QUEM AMA. ÁGAPE É POR QUALQUER UM. AMOR AO PRÓXIMO É AMOR POR QUALQUER UM. E SE O AMOR DE CRISTO É POR QUALQUER UM, NÃO PODE SER DESEJO, PORQUE NÃO DESEJAMOS QUALQUER UM. SE BEM QUE DEPOIS DE UMA CERTA IDADE... QUASE QUALQUER UM. É A CRISTIANIZAÇÃO DO EROS. AS EXIGÊNCIAS BAIXAM E BASTA MOVER-SE E VOCÊ JÁ TÁ... ESPERTO. SE O AMOR DE CRISTO É POR QUALQUER UM, NÃO PODE SER A ALEGRIA DE QUEM AMA, PORQUE NÃO É TODO MUNDO QUE NOS ALEGRA, ALIÁS, PRA ALGUÉM NOS ALEGRAR É BASTANTE RARO. A MAIORIA É MAAALA. A MAIORIA ABORRECE. O AMOR DE CRISTO É OUTRA COISA. PRA VOCÊ ENTENDER, PERCEBA A DIFERENÇA. EM EROS, O QUE IMPORTA É QUE EU, AMANTE, DESEJO, EU DESEJE. O AMADO, EU TROCO. EU DESEJO UMA PAMONHA, AMOR PELA PAMONHA, DESEJO UM AUDI, AMOR PELO AUDI. DESEJO DEBORAH SECCO, AMOR POR DEBORAH SECCO. NÃO TEM DEBORAH SECCO, VAI QUALQUER DEBORAH E VOCÊ SUBSTITUI O AMADO, É O QUE A PSICANÁLISE CHAMA DE SUBLIMAÇÃO. 
NA ALEGRIA O QUE IMPORTA SOU EU QUE ME ALEGRO, E O AMOR É POR TUDO QUE ME ALEGRA. 
EM ÁGAPE, É O OPOSTO. O QUE IMPORTA É O AMADO, E O AMANTE TUDO FARÁ PELO AMADO, O AMANTE TUDO FARÁ PELA ALEGRIA DO AMADO, O AMANTE TUDO FARÁ PARA REDUZIR O SOFRIMENTO DO AMADO. E NESSE MOMENTO VOCÊ DEVE TÁ PENSANDO ASSIM:   SIM, SE ALEGRIA JÁ TAVA DIFÍCIL, ESSE NEGÓCIO DE EU RECUAR PRO AMADO AVANÇAR, DE EU ME ESFORÇAR PRO AMADO REPOUSAR... NÃO SEI ONDE O SENHOR TRABALHA, MAS NO NOSSO MUDO NÃO É ASSIM, VÉI. AQUI É COBRA COMENDO COBRA. CAIU O SABONETE, DEIXA. AQUI, NÃO! VOU RECUAR PRO AMADO AVANÇAR, O CARALHO! QUE NEGÓCIO, EU VOU PRA CIMA DOS CARA, VÉI! SANGUE NO OLHO! NÃO TEM CONVERSA. EU TENHO A IMPRESSÃO DE QUE VOCÊ TEM UMA VISÃO POBRE DO SEU MUNDO AFETIVO. DAREI EXEMPLOS DA MINHA TRAJETÓRIA E VOCÊ FARÁ A ANALOGIA.
QUANDO MINHA FILHA COMPLETOU QUATRO ANOS FOI ACOMETIDA DE GRAVE ENFERMIDADE: SÍNDROME DE KAWSAKI. UMA ENFERMIDADE PARECIDA COM A AIDS E SE O VÍRUS SE DESENCUBA, ELE MATA SU-MA-RIA-MEN-TE. A DIFERENÇA É QUE SE O VÍRUS NÃO DESENCUBA EM DOIS ANOS E MORRE, A CRIANÇA ESTÁ DEFINITIVAMENTE CURADA. KAWASAKI É UMA ENFERMIDADE EXCLUSIVAMENTE INFANTIL. A MINHA FILHA ENTÃO FOI PARA UMA U.T.I. E FOI SUBMETIDA A UM TRATAMENTO IDÊNTICO AO DA AIDS: COQUETEL. 
ENTUBADA NA U.T.I.. EU PENSAVA COMIGO NA ESPERANÇA QUE ALGUÉM INTERAGISSE REDUZINDO A MINHA SOLIDÃO: POR QUE NÃO TROCA¿ EU FICO NO LUGAR DELA. LIBERA A MENINA, MAS TROCA. ÁGAPE.   POR QUE NÃO TROCA¿ E ALGUÉM PODERIA DIZER: MAS VOCÊ É GRANDE, NÃO É JUSTA A TROCA. ENTÃO PÕE VINTE DESSES BICHOS EM MIM, MAS LIBERA A MENINA. NAQUELE MOMENTO EU PUDE PERCEBER QUE A VIDA DA MINHA FILHA VALIA PRA MIM VINTE VEZES MAIS DO QUE A MINHA PRÓPRIA. EX-CE-LEN-TE MOMENTO PARA ENTENDER ÁGAPE. QUANDO O SOFRIMENTO DO OUTRO INCOMODA DEMAIS. 
PARA DESDRAMATIZAR, INFORMO QUE MINHA FILHA COMPLETOU NA SEMANA PASSADA ONZE ANOS. É POSSÍVEL QUE OS BICHOS TENHAM MORRIDO. E MINHA FILHA VIRA PRA MIM E DIZ: PAPAI, POSSO CONVIDAR MEUS COLEGAS PARA COMEMORAR AQUI EM CASA¿ EU QUERIA TANTO MOSTRAR A MINHA CASA PRA ELES. A MINHA FILHA TIRA DE MIM O QUE ELA QUI-SER; SEMPRE HAVERÁ UM PEDAGOGO PRA DIZER QUE É PRECISO IMPOR LIMITES. ELE QUE VÁ IMPOR LIMITES NO CURRAL DELE E ME DEIXE EM PAZ! QUEM IMPÕE LIMITES NA CASA É A MÃE, MAS EU, OS AVACALHO, QUANDO POSSO. PODE TRAZER QUEM VOCÊ QUISER. E A MÃE: VOCÊ SABE QUANTOS SÃO¿ NÃO IMPORTA. DEIXA ELA TRAZER. VIERAM TRINTA E NOVE. SUBIRAM TODOS NO MESMO ELEVADOR, EU ACHO. PASSARAM TODOS AO MESMO TEMPO PELA PORTA. E EU LEMBREI DE POETISA BÚLGARA QUE DIZIA: CRIANÇA PEQUENA É COMO ÁGUA, OCUPA TODOS OS ESPAÇOS. EU ME TRANQUEI NO QUARTO, MAS POETISA TEM RAZÃO. TODOS OS ESPAÇOS. PAPAI QUEREMOS BRINCAR AÍ TAMBÉM. MINHA FILHA, PRA ONDE VOCÊ QUER QUE EU VÁ¿ VOCÊ NÃO GOSTA TANTO DA PADARIA. VAI PRA PADARIA. EU TE CHAMO QUANDO ACABAR A BRINCADEIRA. AH, MEUS AMIGOS! SE AMOR FOSSE SÓ O EROS DE PLATÃO, FOSSE SÓ DESEJO PELO SILÊNCIO, EU PUNHA TODO MUNDO PRA FORA. SE O AMOR FOSSE SÓ A MINHA ALEGRIA, EU PUNHA TODO MUNDO PRA FORA. MAS O AMOR AQUI É O DE CRISTO. AQUI QUEM TEM RAZÃO É CRISTO. FUI PRA PADARIA. PADARIA QUE VENDE PÃO. O PÃO É BOM! MAS DEPOIS DE UMA HORA COMENDO PÃO... TRÊS HORAS DEPOIS MINHA FILHA ME AUTORIZOU VOLTAR. ÁGAPE. PROFESSOR ESSE EXEMPLO DE CRIANÇA PEQUENA O SENHOR PEGOU PESADO. APOSTO QUE O SENHOR NÃO TEM OUTRO EXEMPLO PRA DAR. CRIANÇA PEQUENA NÃO VALE. 
BOM. APROVEITO PRA ME APRESENTAR, SOU PROFESSOR TITULAR DE ÉTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. A EXPRESSÃO PROFESSOR TITULAR PODE PARECER UMA EXPRESSÃO RETÓRICA, MAS NO MEU CASO ELA SIGNIFICA O FIM DA CARREIRA UNIVERSITÁRIA. TITULAR É O QUE HOJE CORRESPONDERIA AO QUE ANTIGAMENTE CHAMÁVAMOS DE CATEDRÁTICO. EU REPRESENTO A UNIVERSIDADE SOBRE ESSE ASSUNTO. ENTÃO NÃO PRECISARIA MAIS DAR AULA NA GRADUAÇÃO, MAS TODA QUINTA-FEIRA, DAS 07:30h AO MEIO DIA, DAS 19:30h ÀS 23:00h, EU ESTOU NA GRADUAÇÃO E ALGUÉM PERGUNTARÁ: POR QUE¿ ALGUM GANHO PRA MIM¿ NENHUM. HORA EXTRA¿ NÃO TEM NEM O SALÁRIO QUE DIRÁ HORA EXTRA. PRESTÍGIO¿ GRADUAÇÃO NÃO TRAZ PRESTÍGIO PRA NINGUÉM. ENTÃO, POR QUE¿ É PORQUE EXISTE NA ESCOLA UMA ALEGRIA MUITO PARTICULAR. A ALEGRIA ESCOLAR POR EXCELÊNCIA. É A ALEGRIA DE VOCÊ ENTENDER O QUE NÃO TINHA ENTENDIDO. É A ALEGRIA QUE VOCÊ SENTE QUANDO PERCEBE QUE SABE O QUE NÃO SABIA. É A ALEGRIA QUE VOCÊ SENTE QUANDO PERCEBE QUE PODE PENSAR MELHOR. ESSA ALEGRIA É UMA ALEGRIA ESSENCIALMENTE ESCOLAR. A ALEGRIA PRÓPRIA DO MUNDO DA ESCOLA. A ALEGRIA QUE SENTIMOS CADA PASSO QUE DAMOS QUANDO NOS DISTANCIAMOS DA IGNORÂNCIA, QUANDO NOS DISTANCIAMOS DO ACANHAMENTO DE REPERTÓRIO. QUANDO NOS ENRIQUECEMOS COGNITIVAMENTE. E ESSE ENRIQUECIMENTO DE REPERTÓRIO SE TRADUZ IMEDIATAMENTE EM CONTENTAMENTO: ISSO QUE OS AMERICANOS CHAMAM DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. 
EU ME SINTO, NÃO SEI SE ILUDIDO OU NÃO, EU AINDA ME SINTO CAUSA DESSA ALEGRIA. EU AINDA ME SINTO CAPAZ PELAS MINHAS AULAS DE PROPORCIONAR AOS MEUS ALUNOS ESTE CONTENTAMENTO. E UMA DAS RAZÕES PELAS QUAIS EU AINDA ACREDITO NISSO É QUE MEUS ALUNOS AINDA COMPARECEM. E AINDA COMPARECEM ANIMADOS. COMPARECEM DISPOSTOS. NA CONFIANÇA. NA ESPERANÇA QUE EU POSSA PROPORCIONAR-LHES UMA ALEGRIA TÃO ESPECIAL QUE É A ALEGRIA DO CONHECIMENTO: ÁGAPE. 
EU TENHO CERTEZA QUE CADA UM DE VOCÊS, NESSE MOMENTO ESTARÁ SE LEMBRANDO DA PRÓPRIA VIDA PROFISSIONAL E ESTARÁ SE LEMBRANDO DE SITUAÇÕES EM QUE PERCEBERAM QUE PODERIAM PROPORCIONAR A ALEGRIA PRA ALGUÉM. NÃO ECONOMIZARAM ESFORÇOS. FORAM ALÉM DO PROTOCOLO. FORAM ALÉM DO QUE ERA ESPERADO PRA DIMINUIR A TRISTEZA, PRA DIMINUIR O SOFRIMENTO, PRA PROPORCIONAR UM SORRISO A PESSOAS QUE VOCÊ, MUITAS VEZES, NEM SABIA O NOME. NESSE MOMENTO SE VOCÊ ME PERGUNTAR O QUE A VIDA TEM QUE TER PRA SER BOA EU JÁ TENHO INGREDIENTES ESPETACULARES:

DESEJE DEMAIS O QUE TE FAZ FALTA PORQUE A VIDA NUNCA VAI SER BOA NA DERROTA E NA FRUSTRAÇÃO. MAS PERCEBA QUE O DESEJO NÃO BASTA. PERMITA-SE A ALEGRIA. 
CONSIGA SE ALEGRAR COM O QUE VOCÊ JÁ TEM. SOBRETUDO, PERCEBA QUE DEPOIS DE UMA CONQUISTA ALEGRADORA, SE VOCÊ NÃO TIVER COM QUEM COMEMORAR, A SUA ALEGRIA DURARÁ MUITO POUCO. MORRERÁ INSTANTANEAMENTE ASFIXIADA PELA SOLIDÃO. POR ISSO PREOCUPE-SE TAMBÉM EM PROPORCIONAR A ALEGRIA DE QUEM ESTÁ EM VOLTA PRA QUE A SUA PRÓPRIA POSSA DURAR UM POUCO MAIS. 
COM ESSES TRÊS REQUISITOS A VIDA NÃO TEM COMO DAR ERRADO. O PROBLEMA É QUE NEM SEMPRE O AMOR DÁ CONTA. A GENTE É OBRIGADO A CONVIVER COM TANTA GENTE E NÃO AMAMOS QUASE NINGUÉM. POR ISSO A ÉTICA É TÃO IMPORTANTE. A ÉTICA NADA MAIS É DO QUE A BUSCA DE UMA CONVIVÊNCIA SEM AMOR. JÁ QUE NÃO NOS AMAMOS, VAMOS JUNTOS, ENCONTRAR JUNTOS, PENSANDO JUNTOS A MELHOR FORMA DE CONVIVER. A ISSO CHAMAMOS ÉTICA. O APERFEIÇOAMENTO DA CONVIVÊNCIA. PROPORCIONADO PELA INTELIGÊNCIA COMPARTILHADA. SE EU ESTIVESSE DANDO ESSA PALESTRA AQUI HÁ DEZ ANOS, É MUITO POSSÍVEL QUE ALGUNS DE NÓS ESTIVÉSSEMOS FUMANDO. – DEZ ANOS. O QUE ACONTECEU DE DEZ ANOS PRA CÁ¿ DEZ ANOS PRA CÁ NOS SENTAMOS EM TORNO DE UMA MESA, DISCUTIMOS, DECIDIMOS, ARGUMENTAMOS, COMENTAMOS, DEBATEMOS, DIALOGAMOS.
NÃO FOI NENHUM PROFETA QUE NOS TROUXE A VERDADE SOBRE O TABAGISMO
NÃO FOI NENHUM SACERDOTE QUE VISITANDO PLANETAS DISTANTES E TRANSCENDENTES QUE NOS REVELOU A VERDADE SOBRE A CONVIVÊNCIA NA FUMAÇA. NÃO. A ÉTICA NADA MAIS É DO QUE A INTELIGÊNCIA  DA VIDA. A NOSSA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA. É A INTELIGÊNCIA DE QUEM CONVIVE BUSCANDO SOLUÇÕES PARA A PRÓPRIA CONVIVÊNCIA.

É POR ISSO QUE EU DIGO AOS MEUS ALUNOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA. A PRIMEIRA AULA É OBRIGATÓRIA. A PRIMEIRA AULA É OBRIGATÓRIA. PRA VOCÊ DISCUTIR COMIGO COMO É QUE O CURSO VAI ACONTECER. DEPOIS DA PRIMEIRA AULA, VOCÊ VOLTA SE QUISER. AGORA, SE VOLTAR, VOLTOU POR QUIS ENTÃO RESPEITE O QUE NÓS COMBINAMOS.

EU TENHO A IMPRESSÃO QUE DIZENDO ISSO EU JÁ DEI METADE DO CURSO.

ÉTICA. 
1 LIBERDADE PRA LEVANTAR A MÃO E DIZER O QUE PENSA SOBRE O CERTO E O ERRADO DA CONVIVÊNCIA. 
2 RESPEITO AO QUE FOI DECIDIDO POR TODOS.

VOLTE SE QUISER. NÃO CONTE COMIGO PRA FAZER CHAMADA. NÃO CONTE COMIGO PRA FISCALIZAR A TUA PRESENÇA. A MAIORIA VOLTA. QUASE TODO MUNDO VOLTA E AINDA TRAZ A MÃE.

-PROFESSOR, EU VOLTEI PRA CASA E CONTEI PRA MINHA MÃE COMO FOI A PRIMEIRA AULA,  ELA NÃO ACREDITOU. TROUXE PRA ELA VER. DÁ PRA ELA ENTRAR¿ - DEIXA EU VER A MÃE PRIMEIRO. – E O QUE É QUE O MENINO QUIS MOSTRAR PRA MÃE. ELE QUERIA MOSTRAR PRA MÃE O JEITO DO PROFESSOR DAR AULA. E O JEITO DO PROFESSOR DAR AULA É UMA OUTRA FORMA DE DIZER OS VALORES DE UM PROFESSOR.
EU TENHO TRÊS VALORES:
ENERGIA, EXEMPLOS DO COTIDIANO E PALAVRÃO. ESSE É MEU BANNER. ESSES SÃO OS MEUS VALORES. QUEM GOSTA VOLTA. E AINDA TRAZ A MÃE. QUEM NÃO GOSTA NÃO PRECISA VOLTAR. MAS QUANDO VOCÊ VOLTA E AINDA TRAZ A MÃE PARE PRA PENSAR VOCÊ ASSISTIU A PRIMEIRA AULA, MAS AINDA NÃO ASSISTIU A SEGUNDA AULA.VOCÊ TEM A EXPECTATIVA DE QUE ALGUMA COISA DA PRIMEIRA AULA VÁ PERMANECER NA SEGUNDA AULA. ESSA É A VERDADEIRA SUSTENTABILIDADE QUE OS FRANCESES CHAMAM DE DURABILITÉ. DURABILIDADE... – O QUE É QUE DURA¿ O PRÉDIO DA UNIVERSIDADE NÃO DURA. O CORPO DO PROFESSOR NÃO DURA. O TEMA DA AULA É OUTRO. – ENTÃO, O QUE É QUE DURA¿ DURAM OS VALORES. ESSES EU PROMETO MANTER. CADA VEZ QUE EU ME EXALTAVA O MENINO CUTUCAVA A MÃE – OLHA EU NÃO FALEI¿ EU NÃO FALEI¿ ELES ENCONTRARAM O QUE VIERAM BUSCAR. E A CONFIANÇA SURGE ASSIM. QUANDO VOCÊ ENCONTRA NO OUTRO AQUILO QUE VOCÊ ESPERAVA ENCONTRAR. A CONDIÇÃO DA CONFIANÇA NO OUTRO É  A FIDELIDADE DO OUTRO AOS SEUS PRÓPRIOS VALORES. OUÇA-ME:  PARA QUE POSSAM CONFIAR EM NÓS. É IMPRESCINDÍVEL A FIDELIDADE A NÓS MESMOS. SE EU ESTOU AQUI NESTE PALCO HOJE É PORQUE ALGUNS DOS SENHORES ME CONVIDARAM E ME CONVIDARAM PORQUE JÁ ME ASSISTIRAM EM OUTRO CENÁRIO  E O QUE É QUE ESPERAVAM DE MIM¿ QUE EU FIZESSE COMO SEMPRE FAÇO. DO MEU JEITO. RESPEITANDO OS MEUS VALORES, MAS EU DEVO ADMITIR QUE É TENTADOR SER INFIEL,  É TENTADOR ABRIR MÃO DOS PRÓPRIOS VALORES PORQUE VOCÊ HOJE VALE PELO QUE VOCÊ VENDE E A DEMANDA QUE COMPRA, ESSA TEM EXPECTATIVAS CONTRADITÓRIAS A TEU RESPEITO. É O QUE OS ECONOMISTAS CHAMAM DE DEMANDA HETERODOXA. TEM GENTE QUE ESPERA QUE VOCÊ SEJA X, E TEM GENTE QUE ESPERA QUE VOCÊ SEJA O CONTRÁRIO DE X. E VOCÊ PRA VENDER PROS DOIS, VOCÊ SE ADAPTA. MORAL LÍQUIDA. ÉTICA "A LA CARTE", VALORES CUSTOMIZADOS. QUEM VOCÊ É¿ - NÃO SEI. TÔ ESPERANDO A CHEGADA DO PRÓXIMO CLIENTE. E ASSIM VOCÊ VENDE PRA TODO MUNDO. MAS HÁ UM RISCO. O RISCO DE VOCÊ VOLTAR PRA CASA E NÃO SE LEMBRAR MAIS DE QUEM É. DE QUE ERA. AQUELE JEITO QUE SÓ ERA SEU. AQUELE JEITO QUE PERMITIA A TODOS TE RECONHECER E TE IDENTIFICAR. VOCÊ AGORA SE TORNOU LÍQUIDO. VOCÊ SE ADAPTA AO RECIPIENTE DA DEMANDA. VOCÊ FAZ O QUE FOR POSSÍVEL PRA VENDER, AFINAL, O FOCO É NO RESULTADO, NÃO É¿

EU NÃO SEI SE VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR NESSA EXPRESSÃO FOCO NO RESULTADO. ÀS VEZES EU VOU NUMA EMPRESA  E TEM UM BANNER COM VALORES É FOCO NO RESULTADO. TÁ LÁ: CRIATIVIDADE, SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E DE REPENTE VEM FOCO NO RESULTADO. ORA, MEUS AMIGOS, PAREM PRA PENSAR. A PALAVRA FOCO VEM DA ÓTICA E EXCLUI TUDO QUE ESTÁ FORA DO FOCO. QUANDO VOCÊ VAI A OFTALMOLOGISTA. E ELA PÕE UMA LETRA EM CIMA DA OUTRA DE REPENTE ELA DIZ; - FOQUE NA TERCEIRA LETRA. EU TE PERGUNTO: QUANDO VOCÊ FOCA NA TERCEIRA LETRA O QUE ACONTECE COM AS OUTRAS¿ VOCÊ DESFOCA. VOCÊ NÃO ENXERGA. A PALAVRA FOCO DESCARACTERIZA  LISTA. SÓ UMA GRANDE ESTUPIDEZ PODERIA BOTAR FOCO NO MEIO DE UMA LISTA. PORQUE DEIXA CLARO QUE O QUE IMPORTA ALI É O RESULTADO E SE HOUVER CONFLITO ENTRE HONESTIDADE E RESULTADO, CONFLITO MAIS DO QUE PREVISÍVEL, O FOCO É NO RESULTADO. SERÁ MESMO QUE É ISSO QUE VOCÊ PENSA¿

É CLARO QUE É TENTADOR SER INFIEL, PORQUE QUANDO VOCÊ É INFIEL VOCÊ CONSEGUE SATISFAZER EXPECTATIVAS CONTRADITÓRIAS SOBRE VOCÊ MESMO.
EU ME LEMBRO DE UMA SENHORA QUE ME TELEFONOU: HOJE EU VIVO PRATICAMENTE COMO PALESTRANTE E PROFESSOR DE CURSOS CORPORATIVOS, E UMA SENHORA ME LIGOU DA LIGA DAS SENHORAS CATÓLICAS: - PROFESSOR, EU SOU SUA ALUNA LÁ NA USP DA TERCEIRA IDADE. O SENHOR NÃO SE LEMBRA DE MIM, MAS EU ACOMPANHO O SENHOR HÁ MUITO TEMPO E QUERIA LHE FAZER UM CONVITE PRO SENHOR DAR UMA PALESTRA NA NOSSA LIGA. EU VOU COBRAR CARO E O DINHEIRO VAI TODO PRAS CRIANÇAS COM CÂNCER. O SENHOR TOPA¿ - PODE FECHAR. TÁ MARCADÍSSIMO. SÓ MAIS UMA COISINHA. NÃO É NADA PESSOAL, EU ADORO O SEU JEITO, MAS TEM UMAS AMIGAS MAIS IDOSAS DO QUE EU. – PENSEI: NOOOOSSA! – NÃO DÁ PRO SENHOR DAR UMA MANEIRADA¿ COMO ASSIM UMA MANEIRADA¿ - PEGA LEVE! MANERA NA ENERGIA E NOS PALAVRÕES SOBRETUDO. DÁ UMA MANEIRADA. – NÃO VAI DAR NÃO DONA; OU EU VOU OU EU NÃO VOU. EU SOU A ENERGIA. EU SOU OS EXEMPLOS. EU SOU O PALAVRÃO.  OU EU VOU OU EU NÃO VOU. LAMENTO. EU NÃO CONSIGO ME MUTILAR. EU NÃO POSSO IR PELA METADE E DEPOIS, MESMO QUE A SENHORA NÃO ESTEJA PREOCUPADA COM A MINHA MUTILAÇÃO, PARE PRA PENSAR: QUEM   É QUE VAI COMPRAR OS INGRESSOS¿ TODO MUNDO QUE ADORA O SENHOR. VAI BOMBAR! O SENHOR VAI VER. – E O QUE ESSAS PESSOAS ESPERAM DE MIM¿ - AH, QUE O SENHOR FAÇA O QUE O SENHOR SEMPRE FAZ! – POR ACASO ELAS ESPERAM QUE EU DÊ UMA MANEIRADA¿ NÃO. ELAS NÃO. – ENTÃO PORQUE MANDAMOS TRAÍ-LAS SE SÃO ELAS QUE VÃO AJUDAR AS CRIANÇAS¿ AVISA AÍ A SUAS AMIGAS “HIGIENIZADAS”. SE QUISER AJUDAR AS CRIANÇAS COM CÂNCER VAI SER COM CARALHO E TUDO. EU NUNCA FALEI NUMA PALAVRA TANTO CARALHO NUMA PALESTRA COMO NAQUELA. EU SÓ VIA AS VELHOTAS SE ACOMODANDO NA CADEIRA. MAS DEPOIS DO QUINTO CARALHO EU ACHO QUE SE AFEIÇOARAM PORQUE JÁ PEDIRAM OUTRA PALESTRA. – PROFESSOR, SÓ UMA COISINHA: NÃO VAI ESQUECER DO CARALHO. – TEM CERTAS COISAS DIFÍCEIS DE DEIXAR EM CASA DONA. OS VALORES DA GENTE, E NESSE MOMENTO VOCÊ DEVE PASSAR A RÉGUA DE TUDO O QUE EU FALEI E CONCLUIR: - PROFESSOR, PELO QUE EU ENTENDI... É QUE O SENHOR QUIS DIZER PRA NÓS É QUE BOM, BOM, BOM MESMO É QUANDO A GENTE AMA. AGORA, SE A GENTE NÃO AMA, VAMO COMBINAR PELO MENOS OS VALORES E RESPEITAR OS VALORES QUE VÃO PRESIDIR A NOSSA RELAÇÃO. É ISSO¿ - É. – E QUE QUE EU GANHO COM TUDO ISSO, PROFESSOR¿ E A RESPOSTA É QUE O AMOR E A ÉTICA SÃO O CAMINHO MAIS CONFIÁVEL PRA UM INSTANTE DE VIDA FELIZ. E EU TENHO TRÊS MINUTOS E TRINTA PRA TENTAR PROPOR A VOCÊS UMA DEFINIÇÃO DE FELICIDADE EU VOU ENCARAR. 
DESSA VEZ EU VOU DEIXAR DE LADO PLATÃO, ARISTÓTELES, CRISTO E TODOS OS OUTROS QUE ME AJUDARAM NESSA PALESTRA. AGORA SOU EU SE VOCÊ NÃO GOSTAR JOGA FORA.
EU DIRIA PRA VOCÊ QUE DA MESMA FORMA QUE UMA TORTA DE MORANGO DEVE TER GOSTO DE MORANGO, É ISSO QUE SE ESPERA DELA¿ A VIDA DEVE TER GOSTO DE FELICIDADE. É ISSO QUE SE ESPERA DELA.  VERDADE É QUE NO MUNDO DA VIDA TEM MUITA TORTA DE MORANGO RUIM. QUE NÃO TEM GOSTO DE MORANGO. COMO TAMBÉM TEM MUITA VIDA RUIM, QUE NÃO TEM NENHUM GOSTO DE FELICIDADE. O GOSTO DO MORANGO VOCÊ SENTE QUANDO MORDE A TORTA. O GOSTO DA FELICIDADE VOCÊ SENTE CADA SEGUNDO QUE VIVE A VIDA. – PROFESSOR, MAS QUE GOSTO É ESSE¿ AGORA VEM: O GOSTO DA FELICIDADE VOCÊ SENTE EM CADA INSTANTE QUE VOCÊ GOSTARIA QUE DURASSE UM POUCO MAIS. O GOSTO DA FELICIDADE VOCÊ SENTE CADA INSTANTE QUE VOCÊ SE AGARRA PRA QUE ELE NÃO ACABE. QUE VOCÊ ESTICA. QUE VOCÊ LAMENTA QUE TENHA ACABADO. QUE VOCÊ COMEÇA A PROCURAR UM JEITO DE REPETIR. INSTANTE DE FELICIDADE É ISSO: INSTANTE DE VIDA QUE VOCÊ NÃO ADMITE QUE ACABE TÃO CEDO. 
DIZ O PROFETA ZARATUSTRA DO NIETZSCHE VIVA DE TAL MANEIRA A DESEJAR A ETERNIDADE DAQUELE INSTANTE. – EU ACHO MUITO. SE VOCÊ CONSEGUIR DESEJAR QUE AQUELE INSTANTE DURE UM POUQUINHO MAIS JÁ É BOM DEMAIS DA CONTA. É CLARO QUE MUITO DA NOSSA VIDA NÃO É ASSIM. VOCÊ PASSA O DIA ESPERANDO O FIM DO DIA. PASSA A SEMANA ESPERANDO O FIM DE SEMANA. PASSA O MÊS ESPERANDO O QUINTO DIA ÚTIL, PASSA O ANO ESPERANDO AS FÉRIAS. SERÁ QUE VOCÊ NÃO PERCEBE QUE QUANTO MAIS VOCÊ TORCE PRO DIA ACABAR, PRA SEMANA E O MÊS ACABAR, VOCÊ TÁ TORCENDO PRA VIDA ACABAR CEDO. A FELICIDADE SÓ PODE SER O CONTRÁRIO. É A  SUA TORCIDA E O SEU DESEJO PRA QUE A VIDA NÃO SE ACABE NUNCA. A CADA INSTANTE:  POR QUE QUE ACABOU¿ FALA MAIS UM POUCO AÍ. ERA O QUE EU PRETENDIA PRA ESSE NOSSO ENCONTRO. QUE PELO MENOS POR UM SEGUNDO EU TENHA TE SURPREENDIDO. QUE PELO MENOS POR UM SEGUNDO, DEZ MINUTOS TENHAM PASSADO E VOCÊ NÃO TENHA PERCEBIDO. QUE PELO MENOS POR UM SEGUNDO VOCÊ NÃO TENHA SE DADO CONTA DE TER ASSISTIDO UMA AULA DE FILOSOFIA QUE DUROU QUASE UMA HORA E QUINZE. QUE PELO MENOS POR UM SEGUNDO TENHA PENSADO EM ME MOSTRAR PELA INTERNET A ALGUÉM QUE VOCÊ AMA, QUE TENHA PENSADO EM TRAZER  MÃE OU O FILHO E SE ALGUMA DESSAS COISAS ACONTECEU É PORQUE VOCÊ FOI FELIZ NESSE SEGUNDO. AGORA VOCÊ JÁ SABE O CAMINHO. SE VOCÊ TORCER PRA NÃO ACABAR É PORQUE TÁ VALENDO A PENA VIVER DAQUELE JEITO. SE VOCÊ TIVER TORCENDO PRA ACABAR, SE HAPPY HOUR TIVER MESMO QUE SER SEXTA-FEIRA, TROQUE DE VIDA. NINGUÉM MERECE PATROCINAR A PRÓPRIA TRISTEZA O TEMPO INTEIRO. E EU POSSO TE GARANTIR QUE SE EU
CONSEGUI SER CAUSA DA TUA FELICIDADE, MESMO QUE TENHA SIDO POR UM ÚNICO SEGUNDO, TODOS NÓS, DISCÍPULOS DO FILÓSOFO CRISTO SABEMOS QUE DAR CAUSA A FELICIDADE DE ALGUÉM NEM QUE SEJA POR UM MÍSERO SEGUNDO É A ÚNICA META QUE  DE FATO VALE A PENA PERSEGUIR. TOMARA EU TENHA CONSEGUIDO E  ATÉ A PRÓXIMA, SE DEUS QUISER.






  



 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores