domingo, 23 de março de 2014

Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública. Depoimento - "CALA-TE BOCA" -

MINHA MANIA... MEU BOM VÍCIO DE TRANSCREVER TUDO. VOU FAZER UM EXERCÍCIO ASSIM COM MEUS ALUNOS. PARA AVALIAR E ENSINAR COMO FAZER USO DOS RECURSOS DA ORALIDADE NUM TEXTO ESCRITO.

EU, MARIA CELESTE BSP, TORNO ESSE DISCURSO COLETIVO NA FORMA TRANSCRITA.

BOM DIA A TODOS...

NÓS, DURANTE CADA FALA DE VOCÊS DEPUTADOS, PENSÁVAMOS EM COMO ORGANIZAR A NOSSA FALA.

PORQUE SÃO TANTAS AS QUESTÕES A SEREM COLOCADAS E TANTAS ANGÚSTIAS NO COTIDIANO DE QUEM ESTÁ EM SALA DE AULA, NA ESCOLA, QUE EU... NÓS QUERÍAMOS, PELO MENOS, CONSEGUIR SINTETIZAR ESSAS ANGÚSTIAS.

MAS TAMBÉM COMO AS “PESSOAS” APRESENTAM MUITOS NÚMEROS E, COMO SEMPRE COLOCAM "TAIS NÚMEROS" COMO “IRREFUTÁVEIS”..., EU... NÓS GOSTARÍAMOS, TAMBÉM DE APRESENTAR UM NÚMERO PARA INICIAR A NOSSA FALA: UM NÚMERO COMPOSTO POR TRÊS ALGARISMOS APENAS. BEM DIFERENTE DOS NÚMEROS APRESENTADOS AQUI COM TANTOS ALGARISMOS, QUE É O NÚMERO DO SALÁRIO DE MUITOS TRABALHADORES BRASILEIROS (PROFESSORES) COMPOSTO POR UM 9, UM 3 E UM 0: SALÁRIO BASE.

EU... NÓS GOSTARÍAMOS DE FAZER UMA PERGUNTA A TODOS QUE ESTÃO AQUI: SE, EM NÍVEL SUPERIOR COM ESPECIALIZAÇÃO, SE VOCÊS CONSEGUIRIAM SOBREVIVER OU MANTER O PADRÃO DE VIDA QUE VOCÊS MATÊM COM ESSE SALÁRIO. MAS, RESPONDAM APENAS SE NÃO FICAREM CONSTRANGIDOS, OBVIAMENTE.

NÃO, NÃO CONSEGUIRIAM.

CERTAMENTE, ESTE – ESSE SALÁRIO NÃO É SUFICIENTE PARA PAGAR NEM MESMO A INDUMENTÁRIA QUE OS SENHORES E SENHORAS UTILIZAM PARA PODER FREQUENTAR ESTA CASA.

A MINHA, NOSSA FALA NÃO PODERIA PARTIR DE UM PONTO DIFERENTE DESTE, PORQUE SOMENTE QUEM ESTÁ EM SALA DE AULA, PEGANDO TRÊS ÔNIBUS POR DIA PARA PODER CHEGAR AO SEU LOCAL DE TRABALHO, - MUITAS VEZES EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS - É QUE PODE FALAR COM PRO-PRI-E-DA-DE SOBRE ISSO – ISTO.

FORA ISSO, QUALQUER CONSIDERAÇÃO E OU COLOCAÇÃO QUE SEJA FEITA AQUI SERVIRÁ APENAS PARA (TENTAR) MASCARAR UMA VERDADE VISÍVEL A TODOS, QUE É O FATO DE QUE, NA REALIDADE EM NENHUM GOVERNO, EM NENHUM MOMENTO QUE NÓS TIVEMOS NO NOSSO PAÍS, A EDUCAÇÃO FOI UMA PRIORIDADE.

ME PREOCUPA MUITÍSSIMO A FALA DA MAIORIA DOS REPRESENTANTES DESSA CASA - COM TODO RESPEITO - QUE É: “NÃO VAMOS FALAR DA SITUAÇÃO PRECÁRIA, PORQUE ISSO TODO MUNDO JÁ SABE”.

COMO ASSIM NÃO VAMOS FALAR DA SITUAÇÃO PRECÁRIA... NÓS, POR ACASO, ESTAMOS BANALIZANDO, ACEITANDO A CONDIÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO UMA FATALIDADE...

ESTÃO NOS COLOCANDO DENTRO DE UMA SALA DE AULA COM UM GIZ E UM QUADRO PARA SALVAR O BRASIL...

SOU EU... SOMOS NÓS OS REDENTORES DO PAÍS... NÃO POSSO... NÃO TENHO CONDIÇÕES. MUITO MENOS COM O SALÁRIO QUE RECEBEMOS.

AINDA DIZEM QUE NÃO PODEMOS SER IMEDIATISTAS E QUE PRECISAMOS PENSAR A LONGO PRAZO. MAS, A NECESSIDADE DE COISAS BÁSICAS COMO A ALIMENTAÇÃO É I-ME-DI-A-TA. A NECESSIDADE DE MEIO DE TRANSPORTE É IMEDIATA. A NECESSIDADE DE NOSSOS FILHOS TEREM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É IMEDIATA.

ENTÃO, EU... NÓS GOSTARÍAMOS DE PEDIR AOS SENHORES - INCLUSIVE, QUE SE LIBERTEM DESSA CONCEPÇÃO ERRÔNEA, EX-TRE-MA-MEN-TE EQUIVOCADA: ISSO NÓS DIZEMOS COM PROPRIEDADE, PORQUE SOMOS NÓS QUE ESTAMOS LÁ. INCLUSIVE COM PROPRIEDADE MAIOR DO QUE A DOS "GRANDES ESTUDIOSOS" - PAREM DE ASSOCIAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO COM O SIMPLES FATO DE HAVER UM PROFESSOR DENTRO DA SALA DE AULA. PORQUE É IMPOSSÍVEL DE SE TER “QUALIDADE” NA EDUCAÇÃO COM O PROFESSOR SE ENCONTRANDO OBRIGADO A TRABALHAR NOS TRÊS TURNOS PARA MULTIPLICAR OS 930 REAIS PARA PODER SO-BRE-VI-VER.

“NÃO É PARA ANDAR COM BOLSA DE MARCA, NEM PARA USAR PERFUME FRANCÊS”. É SÓ PARA TER CONDIÇÃO DE PAGAR A ALIMENTAÇÃO DE SEUS FILHOS, A PRESTAÇÃO DE UM CARRO, QUE MUITAS VEZES ELES COMPRAM PARA PODER SE LOCOMOVER MAIS RAPIDAMENTE ENTRE UMA ESCOLA E OUTRA E MUITAS VEZES TÊM QUE ESCOLHER O DIA PARA USAR O CARRO POR NÃO TEREM CONDIÇÕES DE COMPRAR... PAGAR O COMBUSTÍVEL.

ENTÃO, A REALIDADE... O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO É ESSE.

EU... NÓS NÃO NOS SENTIMOS CONSTRANGIDOS DE MOSTRAR O CONTRACHEQUE A QUEM QUER QUE SEJA, PORQUE EU PENSO QUE O CONSTRANGIMENTO DEVE VIR... DEVE PARTIR DE VOCÊS DA CÚPULA.

EM RESUMO, SENTIMOS MUITO, LAMENTAMOS, MAS... CONSTRANGIDOS DEVERIAM ESTAR TODOS VOCÊS.

ENTRA E SAI GOVERNO E NÃO HÁ NOVIDADE NEM SEQUER NA FALA DE NENHUM DE VOCÊS.

SEMPRE O QUE SE SOLICITA DE NÓS PROFESSORES É PACIÊNCIA, TOLERÂNCIA...

NÓS TEMOS COLEGAS QUE ESTÃO AGUARDANDO PACIENTEMENTE POR UMA PROMOÇÃO... UMA PROGRESSÃO HORIZONTAL HÁ 15... 20 ANOS; E HÁ PROFESSORES QUE MORREM SEM NUNCA A RECEBER.

ENTÃO EU QUERO PEDIR A VOCÊS PACIÊNCIA TAMBÉM. PORQUE NÓS NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSE DISCURSO. O QUE NÓS QUEREMOS É OBJETIVIDADE.

... SAIRMOS MAIS UMA VEZ DE MÃOS ABANANDO... TERMOS QUE VOLTAR MAIS UMA VEZ PARA A SALA DE AULA DESMORALIZADOS PARA OUVIR DIZER: - PROFESSORA, A GENTE FICOU AQUI SEM TER AULA E SÓ ISSO... VOCÊS SÓ RECEBERAM 20... 30 REAIS E DAREM RISADAS.

PEDIMOS, EXIGIMOS RES-PEI-TO, PARA QUE NÃO SE VÁ MAIS À MÍDIA PEDINDO FLEXIBILIDADE, COMO SE NÓS FÔSSEMOS RESPONSÁVEIS PELO CAOS, QUE NA VERDADE SÓ SE APRESENTA PARA SOCIEDADE QUANDO NÓS ESTAMOS EM GREVE, MAS QUE NA VERDADE ESTÁ LÁ, DENTRO E FORA DA ESCOLA, EM TODOS OS LUGARES.

ENTÃO NÃO SE REFIRA À NOSSA CATEGORIA DESSA FORMA.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores