Total de visualizações de página

sábado, 22 de março de 2014

AH, TÁ. E PAI E MÃE (FAMÍLIA)... PARA QUE SERVEM>>> "QUEM PARIU MATEUS... BALANCE."

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. Existe uma diferença entre ser professor e ser educador. O professor é um profissional comprometido apenas com o conhecimento e conteúdo. O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade.

Uma sociedade é formada por indivíduos muitas vezes, cheios de culturas, muitos conhecimentos, muitos argumentos e sem nenhuma consciência. Esta pessoa teve no seu convívio escolar um professor e não um educador. Ela aprendeu os conhecimentos de forma superficial e faz o mesmo uso na sua vida. No momento atual, as escolas estão carentes de educadores, carentes de consciência e carentes de valorização. Ser professor significa distanciar-se da sua real função na educação, e ligar-se no mundo do saber muito e comprometer-se com pouco. Este pensamento leva o professor a separar-se de sua missão e ver que o resultado do seu trabalho não é sua responsabilidade. Sua mente é parada, pensa que sabe tudo e não precisa aprender mais.

O educador sabe que seu o maior desafio é aprender sempre com seus educandos, pois, eles são gerações mais atualizadas do que a sua. Na visão dele, estas crianças são evoluções dos seres humanos. O educador sabe que somente com bom uso do conhecimento pode chegar a desenvolver nestes estudantes grandes consciências. O maior aliado do educador é o tempo. Sabe que grandes construções levam muito tempo e por isso a importância da confiança depositada nesta missão. Vendo a educação de hoje, percebe-se a necessidade urgente de educadores. Ser educador é ir além, é resgatar consciência, começando primeiramente com a sua própria. Aqui está o primeiro grande desafio da profissão, e muitos fazem a opção de serem apenas professores.

Estas palavras têm o intuito de chamar a consciência dos professores, para olharem a sua profissão, e ver a fundamental importância que ela exerce numa nação. Ver que sua profissão forma grandes sociedades. E ao contrário disso, também contribuiu para a deformação de muitas. A função do professor consciente é de resgatar e perceber sua importância na sociedade que está inserido. Ele precisa se perceber e transformar esta profissão em educadores de consciência. Desta forma estará exercendo o verdadeiro papel na prevenção social tão desejada, contra futuros profissionais inconscientes de suas funções. Educar as crianças é o mesmo que prevenir grandes desordens do futuro. Não há outro caminho a ser seguido.

Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro aos seus olhos, para que assim se possa crescer. E ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor. “Professor esta na hora de perceber dentro de si o que é ser verdadeiramente educador”. Valorize sua profissão e reconheça a sua função, que o reconhecimento que tanto se espera de outros comece primeiro com você. Reconheça os grandes educadores que contribuíram para que você hoje pudesse assumir esta profissão. E principalmente reconheça em você, o grande profissional que você se tornou. Trabalhe consciente que o reconhecimento tanto pessoal quanto profissional será uma realidade.

Parabéns a todos os educadores por esta data tão especial.
Sobre o Autor
Professora, palestrante e coordenadora Instituto Ser Integral
Comentários (5)
porCirleide santos, abril 18, 2008
Em poucas palavras foi bem definida a diferença entre aquele que passa conteúdos e aquele que desenvolve a consciência do uso deste CONHECER. Parabéns amei!!!!
porcris, novembro 5, 2009
Amei o texto pois deixa nítido a diferença entre professor e educador, concordo com a autora quando menciona que antes do reconhecimento dos outros o próprio educador tem que se reconhecer e vestir a camisa da educação.
parabéns!!!!!
porGlauciane, julho 6, 2010
Amei tudo o que foi dito nessa materia foi muito esclarecedor todaa diferença entre ser educador e ser um mero professor e realmente é isso somos pessoas capazes de desenvolver a mente humana e nao simplemente dar as respostas. Parabens amei!
porElaine Vaz (Pedagoga), agosto 17, 2010
Recentemente ouvi um professor falar: "Eu sou professor, não sou educador! Educador eu sou do meu filho!" Enquanto os profissionais da educação não tiverem consciência da importância da educação e do significado da palavra "Educar" essa sociedade jamais irá para frente! Educar é um papel não só dos pais, mas de todos! Especialmente do professor q para ser um Educador de fato deve desenvolver o espírito crítico e reflexivo do seu aluno para que este seja um cidadão consciente no futuro. Este texto me deixou muito feliz, pois relatou com sábias e quase poéticas palavras oq é ser EDUCADOR de fato. Concordo plenamente com a autora! Educar vai muito além de transmitir conhecimento, educar é contribuir para a formação de um cidadão consciente do seu papel na sociedade e da conseqüência de seus atos dentro dela! Enquanto existirem professores q não sabem ou não querem ter um papel de "Educador" a Educação jamais será valorizada! Felizmente ainda conheço Educadores e alunos sendo alcançados através do trabalho e dedicação daqueles q ainda sabem do verdadeiro significado da palavra "Educar"! É isso q me faz continuar amando essa profissão!!! PARABÉNS PELO TEXTO!!
porEVERALDO, outubro 15, 2010
Um bom texto.
Muita gente fala nessa diferença entre professor e educador, minha opinião é que tudo é a mesma coisa, caso não seja, Parabéns aos professores. depois vamos criar um dia para comemorar o dia dos educadores.
5ª série = 6º ano ... tudo é invenção de quem não está em sala de aula e não tem o que fazer e precisa de fazer algo, eu entendo. queeria v se essas pessoas estivessem todos os dias numa sala de aula durante 500 minutos por dia diante de 30, 40 as vezes 50 ou mais alunos, todos com pensamentos e atitude s diferentes, sem respeitar ninguém, teria tempo para esse tipo de coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores