O
contexto do mundo do trabalho e das relações sociais demanda da escola o
desenvolvimento de competências intelectuais e afetivas, entendendo a
primeira como os conteúdos curriculares e a segunda pelo saber
comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao
novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável.
Caro
cursista, considerando a importância de ambas as dimensões, como nós
professores devemos agir, pedagogicamente, para atender a essas
dimensões, equilibrando seus tempos e formas de desenvolvimento? Existe
um modelo a ser seguido?
IMPORTANTE!
Teça
um comentário sobre a questão e faça, no mínimo, duas intervenções nas
participações dos demais professores. Pedimos ainda que a participação
não se limite a expressões do tipo "concordo" ou "discordo", mas que se
configure como a expressão do seu entendimento acerca da participação do
outro, apresentando os pontos de convergência ou divergência.
Caso julguem oportuno, podem também ilustrar a "fala" com exemplo de práticas já desenvolvidas ou em curso.
Um dos problemas da integralização é o fato de que as escolas
não estão preparadas estruturalmente para sê-las, comprometendo direta ou
indiretamente o ideal. Ao tentar a adequação ocorrem mais perdas e danos de
toda ordem por não serem suficientes ou até mesmo satisfatórias, afetando toda
a engrenagem por não permitir que todos os segmentos envolvidos façam realmente
sua parte, resultando em prejuízo ao aprendizado de nossos alunos.
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