Trabalho no POLIVALENTE de Juazeiro do Norte – como prefiro chamar nossa escola - desde 2010 e sempre tivemos projetos visando melhorar o ambiente como um todo.
Ações simples, mas que são negligenciadas pela maioria, ainda: apagar a luz ao sair. fechar a torneira corretamente, fechar a porta ao entrar ou sair de uma sala refrigerada, enfim.
Temos o dia D na escola: toda a comunidade é convidada a “cuidar” – pintar, limpar, consertar entre outras demandas. Recentemente, temos os projetos ligados às Eletivas “VERDES”: HORTA + POMAR + HORTO (ervas medicinais) para incrementar a merenda escolar e servir à comunidade e a compostagem dos alimentos orgânicos da cozinha e varrição. – ainda não concretizado devido à pandemia. COLETA SELETIVA de pilhas / baterias e encaminhamento para descarte correto. Uso de garrafas plásticas para a reciclagem ou para outros fins – estéticos e ou funcionais. A substituição dos copos de plástico pelos de vidro. Coleta da água do sistema de ar condicionado para aguar as plantas no final do dia.
COMPOSTAGEM (restos dos alimentos orgânicos da cozinha)
Minha escola está situada em uma região onde o abastecimento d’água em determinadas épocas não é suficiente. Já tivemos que parar as atividades por isso. Em tempos mais quentes, nossa escola também sofre com o aumento do calor e temos problemas com a oscilação da energia e assim, o sistema de ar refrigerado muitas vezes deixa de funcionar ou funciona precariamente e, os ventiladores não dão conta – longe do mar, além de quente, seco. A manutenção é demorada, pois a demanda é grande.
Se as escolas, desde o princípio, ou de agora para a frente se adequassem à filosofia da Permacultura,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.