(2020-11-20_14:34) Por motivo de força maior mudei de cidade e,
consequentemente,de comunidade escolar. Como Professora posso afirmar
que é desse tipo de comunidade, a escolar, da qual sentiria falta. Dos
colegas da profissão e dos alunos. Nós, professores da rede escolar do
Estado, de uma região mais carente, como é o Nordeste, principalmente as
escolas do interior, necessitam de mais atenção e empenho.Na primeira
escola, tive a oportunidade de trabalhar com Artes, e já tendo essa
pegada mais ecológica, planejava todas as nossas atividades práticas
para a reciclagem de materiais descartados. Fui apelidada pelos alunos
de "Maria do Bairro", uma alusão a um personagem catadora de resíduos.
Na
escola atual, trabalho com duas Eletivas: Educação Ambiental e
Permacultura Urbana. Tínhamos planejado aplicar alguns projetos nessa
área na escola, mas... veio a QUARENTENA e, com ela, abortamos a ideia
de por em prática - na escola.
MAS:...
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOBREVIVENCIALISMO DOMÉSTICO
Maria Celeste Braga Sales Pinheiro [mcbsp76@yahoo.com.br]
Resumo
Este
trabalho relata uma experiência didática da Eletiva de Educação
Ambiental na E.E.M.T.I. Presidente Geisel – Polivalente de Juazeiro do
Norte. As estratégias utilizadas para este trabalho foram realizadas em
modo remoto, em decorrência do isolamento social necessário gerado pela
pandemia do COVID - 19. A proposta discutida e acordada entre os alunos
resultou na divisão de 4 grupos com respectivo administrador. Cada grupo
representante de um dos 4 elementos naturais - terra, água, fogo e ar -
responsável pela pesquisa e execução de um projeto referente ao seu
elemento que julgassem essencial para o “sobrevivencialismo doméstico”.
Os conceitos de Educação Ambiental e seus preceitos e filosofias foram
abordados no primeiro momento, anterior à pandemia. Toda a pesquisa
posterior e acompanhamento foram realizados exclusivamente através de
plataformas on-line, fazendo uso de email institucional, criado
disponibilizado pela escola maria.pinheiro18@gmail.com - “blog” pessoal
e redes sociais diversas. O resultado foi publicado sob 2 formatos:
audiovisual, via You Tube https://www.youtube.com/watch?v=Z-JBYrodu6M PERMACULTURA e texto multimodal, via “blog” https://mcbluegreen.blogspot.com/
TODAS AS CIÊNCIAS. O tema do relato dessa experiência didática foi
escolhido previamente pela professora responsável pela disciplina da
Eletiva de Educação Ambiental, Maria Celeste Braga Sales Pinheiro e os
projetos escolhidos e executados pelos integrantes de cada equipe ou
grupo. Os resultados são positivos. Com esta metodologia de pesquisa e
execução prática a aprendizagem se torna significativa, devido ao seu
caráter utilitário, uma vez que, dentro da proposta de
“sobrevivencialismo doméstico” cumpre sua funcionalidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental; ensino remoto; sobrevivencialismo doméstico; Permacultura; caráter utilitário.
Introdução
TEMA: As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico.
RELEVÂNCIA
A
importância do uso das plataformas educacionais e outros reforços
on-line como ferramentas para a realização do ensino em caráter remoto
de emergência.
JUSTIFICATIVA
As estratégias em modo
remoto utilizadas no processo didático pedagógico para a realização da
Eletiva de Educação Ambiental como o uso de plataformas educacionais e
redes sociais foram as únicas alternativas que permitiram, favoreceram e
ou possibilitaram pesquisa e integração - embora parcial -entre alunos e
professores.
PROBLEMÁTICA
Dentre alguns fatores que
comprometem a prática docente desenvolvida com alunos podemos citar o
maior deles: o acesso à internet – de má qualidade ou sua ausência, o
que torna o cumprimento efetivo da carga horária de 20 aulas de 50
minutos inviável.
OBJETIVO
Com o
objetivo de cumprir de forma minimamente satisfatória: quantitativa e
qualificativa, o ensino da eletiva de Educação Ambiental, fez-se
necessário a criação de um agendamento programado de atividades
fundamentalmente domiciliares em detrimento das aulas on-line, ou seja,
limitando os encontros ao mínimo necessário, sem comprometer o
aprendizado teórico e prático.
METODOLOGIA
Em
nosso primeiro encontro remoto, um calendário de atividades previamente
agendadas e orientações essenciais com data limite de entrega e
avaliação final, assim como endereços de contatos e pesquisas foi
repassado a cada um para a produção de seus projetos que seriam
executados de maneira autônoma e domiciliar, mas comprometida e
responsável pelo bom andamento e avaliação de equipe onde esteja
inserido. Ficando obrigatório apenas 3 encontros on-line para
respectivamente: receber material de apoio e orientações, entrega e
apresentação do projeto por meio audiovisual e encontro final para
socialização remota e avaliação geral.
DESENVOLVIMENTO
RESULTADO E DISCUSSÃO
Embora
as dificuldades do ensino remoto o resultado final é significante, por
unir conhecimento científico adquirido através das pesquisas e
funcionalidade utilitária doméstica - uma vez que não mais no meio
ambiente escolar – deixando de ser meramente demonstrativo. Tal
funcionalidade utilitária doméstica, levou a própria professora a também
por em prática todos os projetos possíveis em sua própria casa,
servindo de incentivo e exemplo para seus alunos.
Minicurrículo
Maria Celeste Braga Sales Pinheiro, professora de Língua Portuguesa a mais de 15 anos com especialização em Linguística. Autodidata em línguas de origem latina e mais recentemente, também, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, área em que atua como educadora da eletiva de Educação Ambiental.
A pedagogia dos projetos
As atividades desenvolvidas com os projetos didáticos propiciam a articulação das atividades educativas de modo potencialmente significativo, favorecendo assim uma aprendizagem onde o aluno consegue não só relacionar o que aprendeu com aplicações no mundo em que vive, mas pô-las em pratica em sua própria casa.
Os alunos juntamente com o professor redimensionam e desenvolvem seus projetos de acordo com o problema inusitado gerado pela pandemia, ou seja, é a partir da geração dessa situação problema que surge a ideia de direcionar as práticas puramente demonstrativas e torná-las úteis e funcionais, além de tornar o aluno um sujeito atuante no seu processo de aprendizagem e não mais um mero espectador, receptor de informações de alguém ou algo. Em outras palavras, o resultado final que seria a nota avaliativa de uma prova após a resolução de questões tem menos sentido, principalmente se o aluno não puder aplicar o que aprendeu na prática em sua vida e até mesmo solucionar um problema de seu cotidiano ou geração de um produto final que o interesse.
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Relato da experiência: aspectos gerais
A atividade é desenvolvida de maneira autônoma e remota por cada membro da equipe, partindo dos interesses e conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas sugeridas e ou dirigidas sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SOBREVIVENCIALISMO DOMÉSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA e, por fim, a escolha do assunto ou projeto que desejam desenvolver e ou entender melhor, o que denominamos tema gerador ou palavra-chave, dentro da proposta da professora que seria cada um dos 4 elementos naturais: terra, fogo, água e ar; correspondente ao número de equipes de trabalho.
Os temas geradores escolhidos pelos grupos foram:
- Terra: compostagem e produção de biofertilizantes líquidos para horta e pomar
- Fogo: fogões ecológicos – “rocket stove” - fogão foguete
- Água: sistema de coleta de água da chuva e reuso da água cinza
- Ar: plantas que limpam o ar
Cada membro da equipe fica responsável por documentar por meio audiovisual todo o processo da execução de seu projeto, indicando material de pesquisa utilizado, e ao final enviar à professora, na data acordada, para avaliação e respectiva postagem em meio virtual: blog, “You Tube” e outras redes sociais para a apreciação do público, único momento de “socialização”- remota.
No decorrer do semestre os alunos, após o recebimento de material com um calendário e agenda a ser cumprida e devidas orientações de como os projetos deveriam ser desenvolvidos.
- aval:1.0
Por motivo de força maior mudei de cidade e, consequentemente,de comunidade escolar. Como Professora posso afirmar que é desse tipo de comunidade, a escolar, da qual sentiria falta. Dos colegas da profissão e dos alunos. Nós, professores da rede escolar do Estado, de uma região mais carente, como é o Nordeste, principalmente as escolas do interior, necessitam de mais atenção e empenho.Na primeira escola, tive a oportunidade de trabalhar com Artes, e já tendo essa pegada mais ecológica, planejava todas as nossas atividades práticas para a reciclagem de materiais descartados. Fui apelidada pelos alunos de "Maria do Bairro", uma alusão a um personagem catadora de resíduos.
ResponderExcluirNa escola atual, trabalho com duas Eletivas: Educação Ambiental e Permacultura Urbana. Tínhamos planejado aplicar alguns projetos nessa área na escola, mas... veio a QUARENTENA e, com ela, abortamos a ideia de por em prática - na escola.
MAS:...