Quando abre os seus segredos
Que momentos de aflição há no tremor da sua mão
Onde esconde os seus medos
No abandono do teu pranto eu me perdi
Não sabia o que dizer pra consolar
Tive raiva destas mágoas que puseram em você
Tive pena dos que nunca te puderam conhecer Oh! Oh!
Refrão
Eu sinto muito cada dor que te marcou
Ou que modificou seu jeito de amar
Dos estragos improváveis de um carinho te curar
Os escudos invisíveis para um homem penetrar Oh! Oh!
Após a leitura do texto/canção acima responda às
questões abaixo.
ANALISE E CLASSIFIQUE O TEXTO DE ACORDO COM O QUE
SE PEDE.
O texto acima pode ser considerado como:
a) poesia
b) poema
c) prosa
d) prosa poética
Quem pode ser considerado o “eu lírico” do texto?
SE HOUVER.
R. ___________________________________
Em qual gênero literário podemos enquadrá-lo?
a) lírico
b) épico/narrativo
c) dramático
Em qual tipo textual podemos enquadrá-lo?
a) narrativo
b) descritivo
c) dissertativo
d) argumentativo
e) injuntivo/ instrucional
Qual função linguística é predominante no texto?
a) denotativa/referencial/cognitiva
b) emotiva/expressiva
d) fática/ de contato
e) metalinguística
f) poética
g) apelativa/conativa
ANALISE E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO
TEXTO ACIMA.
Quem podemos considerar como o narrador do texto
acima de acordo com o foco narrativo/ ponto de vista. SE HOUVER.
R. ______________________________________
Qual tipo de narrador encontramos no texto: (SE
HOUVER)
a) narrador personagem/ em primeira pessoa
b) narrador observador/ em terceira pessoa
c) narrador onisciente
Quem são os personagens desse texto? SE HOUVER.
R.
________________________________________________________________________________________
Protagonista(s):
_____________________________________________________________________________
Antagonista(s):
_____________________________________________________________________________
Coadjuvante(s):
______________________________________________________________________________
Podemos classificar o tempo como: (SE HOUVER).
a) cronológico
b) psicológico
COM RELAÇÃO AOS RECURSOS POÉTICOS EMPREGADOS NO
TEXTO FAÇA O QUE SE PEDE. SE HOUVER.
Circule todas as sílabas tônicas que aparecem em
cada verso/ linha.
Observe cada uma das sílabas tônicas finais
de cada verso/ linha e assim classifique o tipo de rima empregado no texto. SE
HOUVER.
LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AO TOM DRAMÁTICO DO
TEXTO, ANALISE E RESPONDA AO QUE SE
PEDE. SE HOUVER.
Podemos identificar qual forma de expressão
dramática nesse texto? SE HOUVER.
a) tragédia
b) comédia
c) farsa
d) auto
e) drama
QUAL OU QUAIS FIGURAS DE LINGUAGEM APARECEM NO TEXTO?
QUAL OU QUAIS VARIAÇÕES DE LINGUAGEM APARECEM NO TEXTO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.