Hoje vamos desejar o bem
Sem olhar a quem
Acabar com a solidão
No ato de estender a mão
Peça tudo o que você quiser
Acredite na sua fé
Paz, saúde, vigor
Sucesso, alegria, esperança, amor
Aproveite todas sensações
Sinta a chuva te molhar
E quando o Sol chegar
Deixa esquentar
Tenha dentro do seu coração
Pureza e verdade
O que você transmitir
Volta com intensidade
Quando não souber o que pedir
Peça felicidade
Quando não souber o que doar
Doe sua metade
E depois vai sentir a energia
E satisfação de ver nascer um novo dia
Aproveite todas sensações
Sinta a chuva te molhar
E quando o Sol chegar
Deixa esquentar
Tenha dentro do seu coração
Pureza e verdade
O que você transmitir
Volta com intensidade
Quando não souber o que pedir
Peça felicidade
Quando não souber o que doar
Doe sua metade
E depois vai sentir a energia
E satisfação de ver nascer um novo dia
Peça felicidade
O texto acima pode
ser considerado como:
a) poesia
b) poema
c) prosa
d) prosa poética
Quem pode ser
considerado o “eu lírico” do texto?
R.
___________________________________
Em qual gênero
literário podemos enquadrá-lo?
a) lírico
b) épico/narrativo
c) dramático
Em qual tipo
textual podemos enquadrá-lo?
a) narrativo
b) descritivo
c) dissertativo
d) argumentativo
e)
injuntivo/instrucional
Qual função
linguística é predominante no texto?
a) denotativa/referencial/cognitiva
b)
emotiva/expressiva
d) fática/ de
contato
e) metalinguística
f) poética
g)
apelativa/conativa
ANALISE E
IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO TEXTO ACIMA.
Quem podemos
considerar como o narrador do texto acima de acordo com o foco narrativo/ ponto
de vista.
R.
______________________________________
Qual tipo de
narrador encontramos no texto:
a) narrador
personagem/ em primeira pessoa
b) narrador
observador/ em terceira pessoa
c) narrador
onisciente
Podemos
classificar o tempo como:
a) cronológico
b) psicológico
COM RELAÇÃO AOS
RECURSOS POÉTICOS EMPREGADOS NO TEXTO FAÇA O QUE SE PEDE.
Circule todas as
sílabas tônicas que aparecem em cada verso/ linha.
Observe cada uma
das sílabas tônicas finais de cada verso/ linha e assim classifique o tipo de
rima empregado no texto.
Após a leitura do
texto/canção acima responda às questões abaixo.
QUAL OU QUAIS FIGURAS DE LINGUAGEM APARECEM NO TEXTO?
QUAL OU QUAIS VARIAÇÕES DE LINGUAGEM APARECEM NO TEXTO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.