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quarta-feira, 10 de março de 2021

EX / PROVA - FUNÇÕES DA LINGUAGEM E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 2


1º ANO G(   ) H(   ) I(   )   NOME________________________________________________________ N._____
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA BI 1 – PROF. CEL....





ENUMERE OS PARÊNTESES DE ACORDO COM O NÚMERO DA RESPOSTA CORRESPONDENTE. BORRÃO = ERRO!



1.LITERATURA
2.COMUNICAÇÃO
3.LINGUAGEM

4.INTERLOCUTORES
5.CÓDIGO
6.LÍNGUA

7.TEXTO VERBAL
8.INTERTEXTUALIDADE
9.POLISSEMIA


(      )CÓDIGO FORMADO POR SIGNOS(PALAVRAS) E LEIS COMBINATÓRIAS POR MEIO DO QUAL AS PESSOAS SE COMUNICAM E INTERAGEM ENTRE SI.
(      )CONJUNTO DE SINAIS CONVENCIONADOS SOCIALMENTE PARA A CONSTRUÇÃO E A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS.
(      )É A PROPRIEDADE QUE A PALAVRA TEM DE APRESENTAR VÁRIOS SENTIDOS.
(      )É A RELAÇÃO ENTRE DOIS TEXTOS CARACTERIZADA POR UM CITAR O OUTRO.
veja miséria.jpg(      )É LINGUAGEM, É A ARTE DA PALAVRA. CONHECÊ-LA EQUIVALE A COMPREENDER UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA E DE NOSSA CONDIÇÃO HUMANA.
(      )É UM PROCESSO COMUNICATIVO PELO QUAL AS PESSOAS INTERAGEM ENTRE SI.
(      )É UMA UNIDADE LINGUÍSTICA CONCRETA, PERCEBIDA PELA AUDIÇÃO (NA FALA) OU PELA VISÃO (NA ESCRITA), QUE TEM UNIDADE DE SENTIDO E INTENCIONALIDADE COMUNICATIVA
(      )OCORRE QUANDO INTERAGIMOS COM OUTRAS PESSOAS UTILIZANDO A LINGUAGEM.
(      )SÃO AS PESSOAS QUE PARTICIPAM DO PROCESSO DE INTERAÇÃO POR MEIO DA LINGUAGEM.

OBSERVE A CAPA DA REVISTA VEJA, DE JANEIRO DE 2002.

O TEXTO DA CAPA NOS INFORMA QUE A POBREZA ATINGE 23 MILHÕES DE BRASILEIROS. A FOTOGRAFIA, ALÉM DE EXEMPLIFICAR ESSA INFORMAÇÃO, BUSCA PROVOCAR UMA EMOÇÃO NOS DESTINATÁRIOS.
O TEXTO DA CAPA EXPLICA A FOTOGRAFIA: É UMA LINGUAGEM SOBRE OUTRA LINGUAGEM, NESSE CASO, A FOTO ESCOLHIDA.
A FOTO E O TEXTO PROCURAM PROVOCAR A LEITURA DA REPORTAGEM, APELANDO PARA A COMPRA DA REVISTA.
PERCEBE-SE UM CUIDADO ESPECIAL NA REALIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA. AINDA QUE REFLITA UMA TRAGÉDIA, NÃO PODEMOS NEGAR-LHE A SUA LINGUAGEM POÉTICA.

OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:



ü  EMISSOR
ü  RECEPTOR
ü  MENSAGEM
ü  REFERENTE
ü  CANAL
ü  CÓDIGO



OS TEXTOS ORAIS OU ESCRITOS, BUSCAM SEMPRE UM EFEITO SOBRE O RECEPTOR:



ü  INFORMAR
ü  ACONSELHAR/ORDENAR
ü  CONVENCER
ü  PROVOCAR EMOÇÃO
ü  AGRADAR



ISSO PERMITE CLASSIFICAR OS TEXTOS COM BASE EM CERTAS CARACTERÍSTICAS QUE ELES POSSUEM E QUE DESTACAM UM ELEMENTO DOMINANTE NA COMUNICAÇÃO:



ü  O REFERENTE
ü  O CÓDIGO
ü  O EMISSOR
ü  O RECEPTOR
ü  A MENSAGEM






ENUMERE OS PARÊNTESES DE ACORDO COM O NÚMERO DA RESPOSTA CORRESPONDENTE. BORRÃO = ERRO!




1.FUNÇÃO REFERENCIAL
2.FUNÇÃO EMOTIVA
3.FUNÇÃO CONATIVA
4.FUNÇÃO FÁTICA
5.FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
6.FUNÇÃO POÉTICA



(      )VISA INFORMAR SOBRE O CÓDIGO UTILIZADO
(      )TODA MENSAGEM QUE FALA SOBRE A PRÓPRIA LINGUAGEM.
(      )ESTOU MUITO FELIZ.
(      )REALÇA A ELABORAÇÃO DA LINGUAGEM.
(      )PROCURA OBTER UM “CERTO EFEITO” SOBRE O RECEPTOR
(      )PREOCUPA-SE COM O FUNCIONAMENTO DO CANAL DE COMUNICAÇÃO.
(      )O TEMPO AMANHÃ SERÁ NUBLADO, COM MELHORIA NO FIM DO PERÍODO.
(      )NÃO TE ESQUEÇAS DE ENVIAR-ME OS LIVROS
(      )NÃO DEIXE DE VER AQUELE FILME AMANHÃ
(      )INFORMATIVA
(      )EXPRIME-SE ATRAVÉS DO VOCATIVO E DO IMPERATIVO.
(      )EXPRESSIVA
(      )EXPLORAÇÃO DE FIGURAS DE LINGUAGEM.
(      )ESTÁ CENTRADA NA 2ª PESSOA (TU). É DIRIGIDA AO RECEPTOR COM O OBJETIVO DE INFLUENCIÁ-LO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA.
(      )ENTENDERAM¿
(      )ELE ABRIU A PORTA, ENTROU, SENTOU-SE NA POLTRONA E SORRIU.
(      )DESTACA A PRESENÇA DO EMISSOR E EXPRIMEM SUA PERSONALIDADE, SEUS JULGAMENTOS, SUAS OPINIÕES E EMOÇÕES
(      )DÃO PRIVILÉGIO À FORMA DA MENSAGEM E JOGAM COM AS POSSIBILIDADES CRIATIVAS DO SIGNIFICANTE E DO SIGNIFICADO
(      )CENTRADA NO EMISSOR, NA 1ª PESSOA (EU). EXPRESSA OS SENTIMENTOS DE QUEM FALA EM RELAÇÃO ÀQUILO DE QUE ESTÁ FALANDO.
(      )CARACTERIZA-SE PELA CRIATIVIDADE DA LINGUAGEM.
(      )BUSCA ESSENCIALMENTE TRANSMITIR INFORMAÇÕES
(      )APRESENTA CUIDADO ESPECIAL NA ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM, DO RITMO, DA SONORIDADE E DA POLISSEMIA.
(      )APELATIVA
(      )ALÔ...
(      )A MENSAGEM FAZ REFERÊNCIA A ACONTECIMENTOS, FATOS, PESSOAS, ANIMAIS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES




ENUMERE OS PARÊNTESES DE ACORDO COM O NÚMERO DA RESPOSTA CORRESPONDENTE. BORRÃO = ERRO!



1. CERTO
2. ERRADO



(      )TODA SÍLABA TÔNICA DEVE SER ACENTUADA
(      )NEM TODA SÍLABA TÔNICA RECEBE ACENTO
(      )Só existe uma sílaba tônica em cada palavra.
(      )O NÚMERO DE SÍLABAS CORRESPONDE AO NÚMERO DE VOGAIS DA PALAVRA
(      )NÃO EXISTEM DUAS VOGAIS NA MESMA SÍLABA – pai, mãe, pão, mão, meu...
(      )Em Própolis - A sílaba tônica é a antepenúltima.
(      )Acentuam-se sempre o i e o u tônicos dos hiatos, quando estes formam sílabas sozinhas ou são seguidos de s: a-í, ba-ú, e-go-ís-ta, fa-ís-ca, he-ro-í-na, sa-í-da, sa-ú-de, vi-ú-vo, etc.
(      )as palavras monossílabas podem ser ox, parox e proparox.
(      )as palavras monossílabas podem ser átonas e tônicas
(      )as palavras dissílabas podem ser ox, parox e proparox.
(      )as palavras trissílabas podem ser ox, parox e proparox.
(      )as palavras polissílabas podem ser ox, parox e proparox.


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