MEDO
Tenho medo de gente
e de solidão
Tenho medo da vida
e medo de morrer
Tenho medo de ficar
e medo de escapulir
Medo que dá medo do
medo que dá
Tenho medo de
acender e medo de apagar
Tenho medo de
esperar e medo de partir
Tenho medo de
correr e medo de cair
Medo que dá medo do
medo que dá
O medo é uma linha
que separa o mundo
O medo é uma casa
aonde ninguém vai
O medo é como um
laço que se aperta em nós
O medo é uma força
que não me deixa andar
Tenho medo de parar
e medo de avançar
Tenho medo de
amarrar e medo de quebrar
Tenho medo de
exigir e medo de deixar
Medo que dá medo do
medo que dá
O medo é uma sombra
que o temor não desvia
O medo é uma
armadilha que pegou o amor
O medo é uma chave,
que apagou a vida
O medo é uma brecha
que fez crescer a dor
Medo de olhar no
fundo
Medo de dobrar a
esquina
Medo de ficar no
escuro
De passar em
branco, de cruzar a linha
Medo de se achar
sozinho
De perder a rédea,
a pose e o prumo
Medo de pedir
arrego, medo de vagar sem rumo
Medo estampado na
cara ou escondido no porão
O medo circulando
nas veias
Ou em rota de
colisão
O medo é do Deus ou
do demo
É ordem ou é
confusão
O medo é medonho, o
medo domina
O medo é a medida
da indecisão
Medo de fechar a
cara
Medo de encarar
Medo de calar a
boca
Medo de escutar
Medo de passar a
perna
Medo de cair
Medo de fazer de
conta
Medo de dormir
Medo de se
arrepender
Medo de deixar por
fazer
Medo de se
amargurar pelo que não se fez
Medo de perder a
vez
Medo de fugir da
raia na hora H
Medo de morrer na
praia depois de beber o mar
Medo... que dá medo
do medo que dá
Medo... que dá medo
do medo que dá
Após a leitura do texto/canção acima responda às
questões abaixo.
ANALISE E CLASSIFIQUE O TEXTO DE ACORDO COM O QUE
SE PEDE.
O texto acima pode ser considerado como:
a) poesia
b) poema
c) prosa
d) prosa poética
Quem pode ser considerado o “eu lírico” do texto?
SE HOUVER.
R. ___________________________________
Em qual gênero literário podemos enquadrá-lo?
a) lírico
b) épico/narrativo
c) dramático
Em qual tipo textual podemos enquadrá-lo?
a) narrativo
b) descritivo
c) dissertativo
d) argumentativo
e) injuntivo/ instrucional
Qual função linguística é predominante no texto?
a) denotativa/referencial/cognitiva
b) emotiva/expressiva
d) fática/ de contato
e) metalinguística
f) poética
g) apelativa/conativa
ANALISE E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO
TEXTO ACIMA.
Quem podemos considerar como o narrador do texto
acima de acordo com o foco narrativo/ ponto de vista. SE HOUVER.
R. ______________________________________
Qual tipo de narrador encontramos no texto: (SE
HOUVER)
a) narrador personagem/ em primeira pessoa
b) narrador observador/ em terceira pessoa
c) narrador onisciente
Quem são os personagens desse texto? SE HOUVER.
R.
________________________________________________________________________________________
Protagonista(s):
_____________________________________________________________________________
Antagonista(s):
_____________________________________________________________________________
Coadjuvante(s):
______________________________________________________________________________
Podemos classificar o tempo como: (SE HOUVER).
a) cronológico
b) psicológico
COM RELAÇÃO AOS RECURSOS POÉTICOS EMPREGADOS NO
TEXTO FAÇA O QUE SE PEDE. SE HOUVER.
Circule todas as sílabas tônicas que aparecem em
cada verso/ linha.
Observe cada uma das sílabas tônicas finais
de cada verso/ linha e assim classifique o tipo de rima empregado no texto. SE
HOUVER.
LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AO TOM DRAMÁTICO DO
TEXTO, ANALISE E RESPONDA AO QUE SE
PEDE. SE HOUVER.
Podemos identificar qual forma de expressão
dramática nesse texto? SE HOUVER.
a) tragédia
b) comédia
c) farsa
d) auto
e) drama
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.