Faça as devidas correspondências abaixo:
1.Elemento da comunicação
2.Função apelativa
3.Função
fática
4.Emissor
5.Receptor
6.Mensagem
7.Código
8.Função Metalinguística
9.Função poética
10.Função referencial
11.Funções da linguagem
12.Referente
13.Canal
14.Função emotiva
15.Verdadeiro
16.Falso
( )Nessa função pode-se observar o intensivo uso de figuras de linguagem, como o neologismo, quando se faz necessária a criação de uma nova palavra para exprimir o sentido e alcançar o efeito desejado.
( )tem como características: Subjetividade + Figuras de linguagem + Brincadeiras com o código, com as palavras
( )A ênfase é dada ao conteúdo, ou seja, às informações.
( )A função referencial também é conhecida como cognitiva ou denotativa.
( )tem como características: Neutralidade do emissor + Objetividade e precisão + Conteúdo informacional + Uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela)
( )A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes.
( )A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal.
( )A presença de interjeições e uma pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem.
( )as atitudes e reações dos comunicantes (Conhecimento Prévio, Idiossincrasia) são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.)
( )Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo.)
( )Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de autoajuda.
( )conativa
( )A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção.
( )conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem.
( )conteúdo transmitido pelo emissor.
( )contexto relacionado a emissor e receptor.
( )denotativa
( )A mensagem é centrada no referente, no assunto (contexto relacionado a emissor e receptor).
( )É aquela que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer".
( )emite, codifica a mensagem.
( )Essa função aparece comumente em textos publicitários, provérbios, ditos populares e linguagem cotidiana.
( )Exemplo:- o aluno levou bomba.- o que é levar bomba?- levar bomba é ser reprovado.)
( )expressiva
( )Esta função ocorre quando se destaca o locutor (ou emissor).
( )Explica o próprio código.
( )Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo.
( )Geralmente, usa-se a 3ª pessoa do singular.
( )Há um interesse pelo arranjo estético, valorizando as palavras e suas combinações.
( )meio pelo qual circula a mensagem.
( )O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa.
( )O foco recai sobre o trabalho e a construção da mensagem.
( )O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo.
( )Os cacoetes de linguagem como né?, certo?, ahã dentre outros, são um exemplo bem comum para se evidenciar a existência dessa função.
( )Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor.
( )Os textos que servem como exemplo dessa função da linguagem são os jornalísticos, os científicos e outros de cunho apenas informativo.
( )Põe em evidência a forma da mensagem.
( )Quando se faz uma poesia falando de poesia
( )Quando se faz uma propaganda falando de propaganda
( )recebe, decodifica a mensagem.
( )são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
( )Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada.
( )O canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem.
( )Emissor + Receptor + Mensagem + Código + Referente + Canal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.