Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de junho de 2018

AVALIE-SE!!!


Me adora – Pitty





Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei
Só não desonre o meu nome
Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome
Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome




1.Esse texto é:


a)um poema
b)um relato
c)uma carta
d)um bilhete
e)uma biografia
f)uma resenha


_______________________________________________________________________________________________


A Porta

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

(Vinicius de Moraes)



2.A partir da leitura desse texto, pode-se inferir que:


a)o eu-lírico é o próprio autor
b)o eu-lírico é um objeto
c)o eu-lírico se sente burra como uma porta
d)o eu-lírico se acha “a última coca-cola do deserto”
_______________________________________________________________________________________________
A resenha - A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado. O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".

3.A Função da Linguagem empregada nesse texto é:


a)metalinguística
b)fática
c)apelativa
d)referencial
e)conotativa
f)sem resposta


_______________________________________________________________________________________________


Elaboração da Resenha Crítica: Passo a Passo –
Para produzirmos uma resenha devemos seguir os seguintes passos:
Escolha do tema a ser analisado;
Aprofundamento e contextualização do tema;
Argumentação e criação de um juízo de valor ou opinião pessoal sobre o tema.
No último tópico, observe que não precisamente o discurso aparecerá em primeira pessoa (eu), mais comum, aparecer em terceira pessoa (ele, ela, você).
Outros elementos importantes para a elaboração de uma resenha crítica são: conhecimento sobre o autor e sua obra bem como a relação com outros textos, conceitos e autores.
Dessa forma, vale ressaltar que quanto mais o resenhista amplia os conhecimentos que envolvem o tema, a resenha ficará muito melhor.
A resenha segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, é um texto flexível e pode não seguir essa regra.
Destaca-se que, quando uma resenha crítica é feita de uma obra, deve-se colocar a referência bibliográfica e as informações sobre o autor.



4.A Função da Linguagem empregada nesse texto é:


a)metalinguística
b)referencial
c)conativa
d)fática
e)sem resposta




5.Que Figura de Linguagem aparece na frase: A NOVENA QUE SEGUIA DESGRENHAVA TARDES E INVERNOS NAS CONTAS ALVÍSSIMAS DO ROSÁRIO PARIDAS UMA A  UMA ENTRE OS DEDOS:


a)prosopopeia
b)metonímia
c)metáfora
d)disfemismo
e)eufemismo
f)catacrese



6.Os advérbios em “mente” das alternativas abaixo, designam a mesma circunstância, exceto em:
a) Os soldados combateram estoicamente até a morte.
b) Os fiscais sugeriram ironicamente que os candidatos fossem submetidos a um outro exame.
c) Possivelmente haverá uma nova oportunidade.
d) No momento da discussão, alguns convidados saíram sutilmente sem se despedirem.

8.No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
_______________________________________________________________________________________________


Rosa – Marisa Monte

Tu és divina e graciosa, estátua majestosa
Do amor, por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor de mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente aqui neste ambiente
De luz, formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração, junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz do arfante peito teu

Tu és a forma ideal, estátua magistral
Oh alma perenal do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso, a fé, a dor em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela, és mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza

Perdão se ouso confessar-te, eu hei de sempre amar-te
Oh flor, meu peito não resiste
Oh meu Deus, o quanto é triste
A incerteza de um amor que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia ao pé do altar
Jurar aos pés do Onipotente em preces comoventes
De dor, e receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos em nuvens de beijos
Hei de envolver-te até meu padecer de todo fenecer



9.Que tipo de Variação Linguística aparece nesse texto:


a)histórica
b)social
c)econômica
d)situacional


_______________________________________________________________________________________
10.*Nos exercícios abaixo, ocorrem duas frases isoladas. Sua tarefa consistirá em indicar a alternativa que contém a conjunção  adequada para ligá-las, a fim de obter uma relação indicada entre parênteses.
Ele era artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato. (oposição)


a) portanto
b) pois
c) já que
d) ainda que
e) todavia 



Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa. (conclusão)


a) à medida que
b) se bem que
c) conquanto
d) Por isso 
e) que



Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicação)


a) a fim de
b) caso
c) porquanto
d) mesmo que
e) ao passo que



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores