Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2016

ANÁLISE, IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO NO TEXTO DE CECÍLIA MEIRELES

Minha querida cidade, 
Que te aconteceu, que já não te reconheço? 
Procuro-te em todas as extensões 
E não te encontro. 
Para ver-te, preciso alcançar os espelhos da memória. 
Da saudade. 
E então Sinto que deixaste de ser, 
Que estás perdida. 
Ah! Cidade querida, 
Edificada entre água e montanha, 
Com tuas matas ainda repletas de pássaros; 
Com teus bairros cercados de jardins e pianos; 
Com tuas casas sobrevoadas por pombos, 
Eras o exemplo da beleza simples e gentil. 
De janela a janela, 
Cumprimentavam-se os vizinhos; 
Os vendedores, pelas ruas, 
Passavam a cantar; 
As crianças eram felizes em seus quintais, 
Entre as grandes árvores; 
Tudo eram cortesias, 
Pelas calçadas, 
Pelos bondes, 
Ao entrar uma porta. 
Ao sentar a uma mesa. 
Bons tempos... 
Em que éramos pobres e amáveis! 
Sabíamos ser alegres, 
Mas não tanto que ofendêssemos os tristes; 
E em nossa tristeza havia suavidade, 
Porque éramos pacientes e compreensivos. 
Acreditávamos nos valores do espírito: 
E neles fundávamos a nossa grandeza 
E o nosso respeito. 
Mesmo quando não tínhamos muito, 
Sabíamos partilhar o que tivéssemos 
Com amor e delicadeza. 
Passávamos pelo povo mais hospitaleiro do mundo, 
Mas esquecíamos a fama, 
Para não nos envaidecermos com ela. ...
Tinha festas realmente festivas, 
Com sinos e foguetes, 
Procissões e préstitos, comidas e doces tradicionais. 
Continuávamos o passado, 
Embora caminhando para o futuro. 
Tínhamos carinho pela nossa bagagem de lembranças, 
Pela experiência dos nossos mortos, 
Que desejávamos honrar. ...peregrina do céu, pálida estrela de/da etérea transparência sua origem não pode ser aquela da nossa triste e mísera existência. (...) 


Após a leitura do texto/canção acima responda às questões abaixo.

ANALISE E CLASSIFIQUE O TEXTO DE ACORDO COM O QUE SE PEDE.
O texto acima pode ser considerado como:
a) poesia
b) poema
c) prosa
d) prosa poética

Quem pode ser considerado o “eu lírico” do texto?
R. ___________________________________

Em qual gênero literário podemos enquadrá-lo?
a) lírico
b) épico/narrativo
c) dramático

Em qual tipo textual podemos enquadrá-lo?
a) narrativo
b) descritivo
c) dissertativo
d) argumentativo
e) injuntivo/instrucional

Qual função linguística  é predominante no texto?
a) denotativa/referencial/cognitiva
b) emotiva/expressiva
d) fática/ de contato
e) metalinguística
f) poética
g) apelativa/conativa

ANALISE E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO TEXTO ACIMA.

Quem podemos considerar como o narrador do texto acima de acordo com o foco narrativo/ ponto de vista.
R. ______________________________________

Qual tipo de narrador encontramos no texto:
a) narrador personagem/ em primeira pessoa
b) narrador observador/ em terceira pessoa
c) narrador onisciente

Podemos classificar o tempo como:
a) cronológico
b) psicológico

COM RELAÇÃO AOS RECURSOS POÉTICOS EMPREGADOS NO TEXTO FAÇA O QUE SE PEDE.

Circule todas as sílabas tônicas que aparecem em cada verso/ linha.
Observe cada uma das sílabas tônicas finais de cada verso/ linha e assim classifique o tipo de rima empregado no texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores