Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

COMO APRENDI A ESCREVER...

A maneira mais rápida e fácil (na minha opinião) de se aprender a escrever é lendo e lendo... lendo.

SÓ DE VER/LER ISSO MUITA GENTE FAZ CARETA. PARECE QUE CAUSA EFEITO CONTRÁRIO - AGORA É QUE NÃO VOU APRENDER A ESCREVER MESMO! ODEIO LER.

A MAIORIA TEM HORROR A LER PORQUE A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA QUE SE TEM É COM O BENDITO LIVRO DIDÁTICO QUE A MAIORIA DETESTA - AQUI EU ME ENQUADRO NA MINORIA: ADORO LER LIVROS DIDÁTICOS, SIM,  E ODEIO A OBRIGAÇÃO DE LER PARADIDÁTICOS. PRA VC TER NOÇÃO DO NÍVEL DE LOUCURA, QUANDO EU IA PASSAR AS FÉRIAS NA CASA DE MINHA AVÓ, EU PRATICAMENTE DEVORAVA, ENGOLIA OS LIVROS DOS MEUS TIOS QUE AINDA FAZIAM OU CURSAVAM O ENSINO MÉDIO. ACHAVA O MÁXIMO - EMBORA NÃO ENTENDESSE MUITAS COISAS; ATÉ MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EU CURTIA NAQUELA HORA. EU POSSO DIZER QUE AQUILO ALI ERA O MEU MUNDO FABULOSO, MARAVILHOSO, FANTÁSTICO, AO INVÉS DOS LIVROS QUE EU SEMPRE JULGUEI CHATOS, COMO OS TAIS CONTOS DE FADAS - EU OS ODEIO ATÉ HOJE. HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS... EEECA!

É BEM COMPLEXO E ATÉ UM BOCADO PARADOXAL O QUE VOU DIZER AGORA: LER PARA A MAIORIA É SINÔNIMO DE ESTUDAR. EU TAMBÉM DIZIA ODIAR LER, MAS ADORAVA ESTUDAR, COMO UMA BOA SOFOMANÍACA. EU ODIAVA LER O QUE EU NÃO CONSEGUIA ENTENDER OU O QUE NÃO ME INTERESSAVA - NORMAL. EM SÍNTESE, E EU ME ACHANDO A MAIS SÁBIA DAS CRIATURAS.

LEDO ENGANO, EU, COMO A MAIORIA NÃO SABIA QUE LER NÃO É SINÔNIMO DE ESTUDAR OU APRENDER. LER É, DIGAMOS, SÓ O PRIMEIRO NÍVEL DESSE JOGO DE SABER. EU APRENDI A DURAS PENAS QUE PARA SE APRENDER É NECESSÁRIO EXERCITAR O CÉREBRO E AÍ... OUTRO PROBLEMA, A MAIORIA DE NÓS É PREGUIÇOSA E OU INDISCIPLINADA, ENTÃO... NADA FEITO, BABY. NO WAY - SEM CHANCE.


SIM, MAS ONDE ENTRA A ESCRITA MESMO... AH! SIM. VC DEVE ESTAR IMAGINANDO QUE EU TRAUMATIZEI, ME REBELEI E DAÍ EM DIANTE PASSEI A TER REPUGNÂNCIA À LEITURA. E-RROOOU! EU PERCEBI QUE - PASMEM - HAVIA APRENDIDO A ESCREVER. NATURALMENTE. EU NÃO SABIA EXPLICAR, MAS ACENTUAVA DIREITINHO AS PALAVRAS, SABIA ONDE E QUANDO USAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E DOMINAVA UM BOCADO O VOCABULÁRIO. FOI ASSIM QUE EU DESCOBRI QUE HAVIA APRENDIDO A ESCREVER.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores